quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Curiosidades na Aviação


O  mundo da aviação é repleto de curiosidades. Abaixo iremos relatar algumas curiosidades da aviação.

1. Existem aviões que chegam a ter 18 rodas. O numero delas depende do peso da aeronave, os pneus têm câmara e não ar. Eles são enchidos com nitrogênio, caso contrario explodiriam durante a aterrissagem.

2. A vida útil do pneu é contada através de seus pousos (cerca de 250 pousos). Os pneus de aeronaves podem ser recauchutados até sete vezes.

3. Os tanques de combustível ficam predominantemente nas asas da aeronave. Um avião de grande porte pode levar até 216 mil litros de combustível.

4. Quando o avião está em grandes altitudes, por volta de 12 mil metros, a temperatura do lado de fora está, em média, 50° graus negativos.

5. Quanto mais baixo o avião voa, mais combustível ele gasta. Quanto mais alto, menos resistência do ar, menos nuvens, mais eficiência dos motores, menos combustível gasto.

sábado, 27 de agosto de 2011

Voos para Nova York são cancelados pela TAM


A companhia aérea TAM cancelou todos os voos previstos para hoje (27) e amanhã (28) entre o Brasil e Nova York por causa da passagem do Furacão Irene, que atingiu o Leste dos Estados Unidos na manhã deste sábado (27) com ventos de 140 quilômetros por hora.

Hoje foram cancelados dois voos que partiriam do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e um do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em direção ao Aeroporto John F. Kennedy (JFK), em Nova York. Para amanhã (28), um voo que partiria de Guarulhos foi cancelado, além de outros três que viriam de Nova York para São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo a empresa, o objetivo é garantir a segurança de clientes e tripulantes. A companhia orienta que seus clientes liguem para a central de atendimento antes de se dirigir ao aeroporto para verificar a condição de seus voos ou para remarcá-los.
A American Airlines também cancelou um voo que estava programado para sair de São Paulo hoje com destino a Nova York. Para amanhã, a previsão é de que as rotas sejam cumpridas normalmente.
Outras empresas como a United Airlines, a Delta Airlines e a Continental Airlines também estão alterando diversos voos para o Caribe e o Nordeste dos Estados Unidos por causa do furacão.
Fonte: CorreiodoEstado.com.br

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

TAM firma parceria com JetBlue e oferece mais destinos nos EUA



A TAM Linhas Aéreas anunciou, junto com a JetBlue Airways, uma nova parceria conhecida como Interline, para oferecer novas opções de conexão aos passageiros que vão do Brasil para cidades norte-americanas por meio do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, e do Aeroporto Internacional de Orlando.

Com este novo acordo já em vigor, os clientes podem incluir em um mesmo e-ticket todo o trecho da viagem, combinando voos nas duas malhas aéreas. Isso facilita não só a compra de bilhetes, mas também o check-in e o despacho da bagagem até o destino final.

A TAM oferece diversas saídas diárias partindo do Rio de Janeiro/Galeão e de São Paulo/Guarulhos para Nova York/JFK, bem como serviços duas vezes ao dia entre São Paulo e Orlando. A JetBlue é líder entre as companhias aéreas que operam no aeroporto JFK, com 150 saídas diárias para dezenas de grandes cidades, a partir do novo Terminal 5. No Aeroporto Internacional de Orlando – para o qual a TAM recentemente duplicou seus voos a partir de São Paulo –, a companhia aérea americana oferece serviços para mais de 20 destinos em todos os Estados Unidos, Caribe e América Latina.

“Os brasileiros estão viajando com maior frequência para outros países, e essa parceria é importante para aumentar nosso alcance nos Estados Unidos, um dos destinos preferidos de nossos clientes”, diz o vice-presidente de Planejamento e Alianças da TAM, Nelson Shinzato.

Este ano, a TAM foi eleita a “Melhor Companhia Aérea da América do Sul” e também reconhecida pela “Excelência em atendimento na América do Sul” no prêmio “World Airline Awards”, organizado pela empresa britânica Skytrax. Os vencedores são definidos a partir de pesquisa realizada anualmente com passageiros de todo o mundo. Entre julho de 2010 e maio de 2011, 18,8 milhões de pessoas, em mais de cem países, avaliaram as 200 empresas aéreas participantes.

Fonte: IG

domingo, 21 de agosto de 2011

Ricardo inaugura Terminal de Passageiros e anuncia balizamento

Na semana de comemoração do dia da cidade, o governador Ricardo Coutinho (PSB) inaugurou nesde sábado (20), o Terminal de Passageiros do Aeroporto Regional de Cajazeiras, Professor Pedro Vieira Moreira. A obra foi iniciada no mês de abril e representa um investimento de R$ 255.453,56.
O governador Ricardo Coutinho agradeceu ao médico e empresário cajazeirense, José Maria Moreira, pela doação do terreno.

Além de inaugurar o terminal de passageiros, o governador anunciou a implantação do balizamento noturno e a construção da cerca de proteção para o aeroporto da cidade, que será conseguido junto ao Ministério da Defesa, o governador reivindicará que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reconheça o aeroporto. Com a homologação será definida qual aeronave padrão poderá operar no nesse terminal.
Ricardo disse ainda que o povo precisa de desenvolvimento local integrado: “Contem conosco. Juntos iremos onde for necessário para fazer com que tenhamos um vôo interligando Cajazeiras ao Brasil e ao mundo”, finalizou o governador.


A pista do aeroporto tem 1.800 metros de extensão. O aeroporto vai beneficiar 150 mil habitantes de 15 cidades polarizadas por Cajazeiras. O Teminal de Passageiros tem sala de espera, sala vip, banheiros, copa, lanchonete e sala da administração. O estacionamento do aeroporto comporta 100 veículos e área para cinco aviões de pequeno e médio porte.

Fonte: SousaOnline.com
Crédito: Fotos Exclusivas Cedidas pela Equipe  ASCOM PB

sábado, 20 de agosto de 2011

Movimento Rede Infraero - JAN/Jul 2011



Movimento Total de Aeronaves (pousos e decolagens, doméstico e internacional):
42º SBJP Aeroporto Internacional de João Pessoa = 7.699 ( 38,4% )

Movimento Internacional de Passageiros (embarques e desembarques):
0 (0%)

Movimento Total de Passageiros (embarques e desembarques, doméstico e internacional):
25º SBJP Aeroporto Internacional de João Pessoa = 664.443 ( 25,9% )

Movimento Total de Cargas (KG, doméstico e internacional):
28º SBJP Aeroporto Internacional de João Pessoa = 1.681.255 ( 27,7% )

Previsão atualizada para Dezembro/2011 (mantidas as taxas de crescimento de Jul/2011):
26º SBJP Aeroporto Internacional de João Pessoa = 1.165.870

Fonte: INFRAERO

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TAM exibe 2º vídeo sobre a PB para 3 mi de passageiros durante este mês



Os quase três milhões de passageiros da TAM Linhas Aéreas já estão assistindo ao segundo vídeo produzido pela TV TAM nas Nuvens, que destaca os principais roteiros turísticos da Paraíba. O vídeo de seis minutos é exibido nas aeronaves da companhia aérea durante todo mês de agosto. Os roteiros turísticos são apresentados pelo ator/repórter Cássio Reis.


A vinda da equipe de produção da TV TAM até a Paraíba foi negociada diretamente entre o governador Ricardo Coutinho e o presidente da companhia aérea, Líbano Barroso, no começo do ano, em São Paulo. A equipe foi recebida pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), que teve a colaboração do trade paraibano, como a ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira) e Secretarias de Turismo de João Pessoa e do Conde.

O primeiro vídeo exibido pela TV TAM mostrou o período junino no interior paraibano, com destaque para o Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Nessa segunda produção, o vídeo começa em João Pessoa, no Parque Solon de Lucena, de onde o ator parte para o litoral Sul. Cássio Reis fala sobre as praias urbanas da Capital paraibana e passa pelo Farol do Cabo Branco, ponto mais oriental das Américas. Do alto, o vídeo mostra a exuberância da Praia do Seixas.

Cássio Reis pega uma carona com um bugueiro e segue até a Costa do Conde. No local, o ator se mostra impressionado com as falésias e, principalmente, com a tranquilidade do local. A praia de Coqueirinho recebe uma atenção especial do ator/repórter. É no Canyon de Coqueirinho que Cássio Reis se ‘diverte’ entrevistando o casal de turistas Edson e Emiliana Vilela, que se dizem encantados com a Paraíba. Em seguida, o ator conhece a culinária regional, durante um bate-papo com a empresária Ana Luiza Mendonça, que conta alguns segredos da nossa gastronomia.

O ator encerra o vídeo fazendo uma brincadeira com os clientes da TAM, quando menciona as características da Praia de Tambaba – em uma área exclusiva para a prática do naturismo – e corre em direção ao mar como se estivesse sem roupa. Uma tarja preta esconde parte da cintura de Cássio Reis que, na realidade, está de sunga. Ele dá um belo mergulho nas ondas fortes do mar.  




Fonte: PBAgora.com.br

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Avião da TAM faz arremetida no Castro Pinto



A TAM divulgou nota na qual informa que o piloto da aeronave que fazia o voo JJ 3860 no sábado arremeteu duas vezes antes de pousar no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em João Pessoa (PB), "devido a uma indicação técnica no painel da aeronave".

Segundo a Infraero, o piloto tentou descer duas vezes, mas só conseguiu ativar o trem de pouso na terceira tentativa. "A companhia reitera que a arremetida é um procedimento comum na aviação civil, realizado para garantir a segurança dos passageiros e tripulantes", afirmou a nota.

Ainda de acordo com a TAM, "a aeronave foi encaminhada para manutenção" e os 117 passageiros "receberam a assistência necessária e foram acomodados em outros voos da empresa".

Fonte: Portal Terra
Por: SpotterSBJP - JPA

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Presidente da TAM reafirma confiança na fusão com a LAN


O presidente da holding TAM S.A., Marco Antonio Bologna, afirmou nesta manhã estar confiante na implementação da Latam, fusão entre a LAN Airlines e a TAM Linhas Aéreas anunciada em agosto do ano passado, apesar de a PAL Airlines, concorrente da LAN no Chile, ter apresentado hoje um requerimento no Tribunal Constitucional do Chile para tentar bloquear a negociação.

A criação da Latam está sob análise de autoridades antitruste do Chile, do Brasil e de países onde as duas companhias operam voos. "Estamos trabalhando com todas nossas assessorias legais e jurídicas para mostrar que essa fusão só tem a ganhar", disse Bologna.

"Estamos bem confiantes que ao final tudo isso será aprovado. A Justiça, todas as cortes de qualquer país são soberanas em suas decisões, mas entendemos que elas vão julgar, analisar e entender que nossa proposta é de criação de valor aos acionistas, aos funcionários e ao consumidor", acrescentou o Bologna, durante teleconferência para analistas de mercado para comentar o balanço da companhia no segundo trimestre. Segundo ele, a TAM e a LAN trabalham com o prazo de conclusão da Latam até o primeiro trimestre de 2012

Fonte: IG.com.br

GOL recebe da Boeing aeronave com performance de motores melhorada


A GOL, maior companhia aérea de baixo custo, recebeu da Boeing seu primeiro Boeing 737-800 Next Generation equipado com motores CFM56-7BE. O modelo foi desenvolvido com modificações de pressão de turbina e melhorias que reduzem o arrasto, diminuindo o atrito da aeronave com o ar, o que diminuirá em até 2% o consumo de combustível da cia aérea em relação aos motores usados atualmente, os CFM56-7B1.

A primeira aeronave que a GOL recebeu com os novos motores foi o de matrícula PR-GUI, que também é o 100º avião entregue ao mercado com o Boeing Sky Interior. Os esforços contínuos da Boeing para tornar melhor a operação da família 737 Next Generation já resultaram em uma economia de combustível de 4% a 6% desde que o primeiro avião foi entregue, em 1998.

Atualmente a GOL Linhas Aéreas opera com as marcas GOL e VARIG cerca de 940 voos diários, 51 para mercados domésticos e 11 internacionais na América do Sul e Caribe, utilizando aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation.

Fusão com LAN deve ser concluída até 2012, diz TAM



São Paulo - O presidente da TAM, Líbano Barroso, afirmou que a fusão com a chilena LAN, que criará a maior companhia aérea latino-americana, a Latam, deverá ser concretizada até o primeiro trimestre de 2012. Segundo o executivo, a companhia trabalha com a expectativa de que o Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile dê o seu parecer sobre a união das companhias ainda em agosto. "Nós trabalhamos com essa hipótese, mas a Justiça tem os prazos dela", disse o executivo.
Ele completou que a empresa tem contribuído com o tribunal. "Demos todas as informações, temos interagido e não há nenhuma informação que não tenhamos dado. Estamos confiantes", disse o presidente da TAM. Questionado se a LAN poderá buscar um outro parceiro, caso a fusão com a companhia brasileira não vá para frente, Barroso foi enfático: "o foco da TAM é criar a Latam e o foco da LAN é criar a Latam".
A fusão da TAM com a empresa chilena já foi aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em março deste ano, mas deverá passar ainda pela aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Fonte: veja.abril.com.br

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

TAM é eleita a Melhor Companhia Aérea da América do Sul


A TAM Linhas Aéreas foi eleita a “Melhor Companhia Aérea da América do Sul” e também reconhecida pela “Excelência em atendimento na América do Sul” no prêmio “World Airline Awards”. A cerimônia de anúncio dos vencedores foi realizada no dia 22/06/11, durante a 49ª edição do Paris Air Show, a maior feira dedicada ao setor de aviação e espacial do mundo, realizada no Aeroporto Le Bourget, nos arredores de Paris, de 20 a 26 de junho.
Esta é a primeira vez que a TAM recebe os prêmios da Skytrax. O “World Airline Awards” é realizado desde 1999. Os vencedores são definidos a partir de pesquisa realizada anualmente pela empresa britânica com passageiros de todo o mundo. Entre julho de 2010 e maio de 2011, por meio de vários recursos – como pesquisa online, grupos de discussão, questionários e entrevistas por telefone – 18,8 milhões de passageiros, em mais de cem países, avaliaram as 200 empresas aéreas participantes.
“Cada vez mais consolidamos nossa posição entre as principais empresas do mercado mundial de aviação. Receber este reconhecimento no Paris Air Show como melhor empresa da América do Sul e também pela excelência no atendimento nos deixa especialmente orgulhosos, principalmente porque os premiados pelo World Airline Awards são escolhidos pelos próprios passageiros”, comemora Líbano Miranda Barroso, presidente da TAM, que recebeu a homenagem em Le Bourget.
“É uma satisfação ver a TAM ganhar essas duas importantes categorias da pesquisa, como a melhor companhia aérea da América do Sul e também o prêmio de excelência em atendimento na região. Essas premiações refletem diretamente a opinião dos clientes e são um sinal claro de que a TAM está oferecendo serviços e produtos de melhor qualidade a seus passageiros”, afirma Edward Plaisted, CEO da Skytrax.
Atualmente, a TAM opera voos diretos para 48 destinos no Brasil e 19 na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais. Desde maio do ano passado, a empresa faz parte da Star Alliance, a maior aliança global de aviação comercial, integrada por 27 das maiores companhias aéreas do mundo. Juntas, operam mais de 21 mil voos diários para 1.160 destinos em 181 países.
Fonte: Site TAM

domingo, 7 de agosto de 2011

TAM abandona rotas que eram usadas pela Pantanal


Desde o início do ano, o Grupo TAM parou de operar voos da Pantanal para seis cidades do interior de São Paulo (Araçatuba, Marília e Presidente Prudente), Paraná (Maringá) e Minas (Uberaba e Juiz de Fora). A partir do dia 15, serão interrompidos os voos para Bauru, informa reportagem de Mariana Barbosa para a Folha.

As rotas eram pouco rentáveis e passaram a dar prejuízos desde que a TAM decidiu substituir, no mês passado, a frota de turboélices da Pantanal (aviões ATRs de 45 lugares) por Airbus (de 144 assentos ou mais).

A TAM afirmou que os cortes resultam da decisão de "modernizar e homogeneizar" a frota da Pantanal. Diz ainda que os clientes dessas cidades "têm à disposição os serviços da Trip", com a qual mantém um acordo de compartilhamento de voos.

Nenhuma das cidades ficará sem ligação aérea regular --além da Trip, Azul e Gol operam em algumas dessas rotas. Mas a concorrência menor pode acarretar em um aumento de tarifas.

Fonte: PB Agora

sábado, 6 de agosto de 2011

Azul Linhas Aéreas apresenta nova assinatura




A Azul apresenta sua nova assinatura, “Azul. Você lá em cima”. A mensagem substituirá a frase “Tudo Novo. Tudo Azul” nas peças de comunicação companhia aérea e foi criada em comemoração ao bom desempenho da empresa no mercado nacional. Nos últimos três anos, a operadora viu seu market share crescer de 08% para 8,61%, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A nova assinatura reflete o pensamento da Azul de valorizar o colaborador para proporcionar ao consumidor uma experiência melhor aos clientes. Outra iniciativa para celebrar o resultado foi a pintura especial do Embraer 195, novo jato da companhia. A aeronave recebeu a bandeira nacional em sua fuselagem para agradecer aos consumidores brasileiros que colaboraram para o crescimento da empresa.
Fonte: mundodomarketing.com.br

TAM Linhas Aéreas [PEDIDO EXCLUSÃO]



A TAM solicitou no último dia 04 de Agosto de 2011 o pedido de exclusão dos voos JJ 03142/03143. Este voos eram apenas realizado aos sábados. O voo fazia a rota CGH-CPV-JPA às 19h20minJPA-CPV-CGH às 20h00min.O pedido de exclusão foi feito para 01 de Setembro DE 2011.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Gol formaliza compra da Webjet por R$ 311 milhões


Valor pago pela empresa, excluindo-se a dívida, é de 96 milhões de reais



A Gol anunciou, nesta terça-feira, que formalizou a compra da Webjet, conforme a negociaçãodivulgada no último dia 8 de julho. Em fato relevante, enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia informa que sua controlada, a VRG Linhas Aéreas S.A., celebrou ontem com os acionistas controladores da Webjet Linhas Aéreas S.A., contrato de compra e venda de ações para aquisição de 100% do capital social da empresa. A Gol destaca, no entanto, que a aquisição está sujeita, entre outras condições, às aprovações das autoridades governamentais pertinentes.

Em julho, a empresa anunciou que a Webjet foi avaliada pelas partes em 310,7 milhões de reais, incluindo dívida, mas o preço a ser pago pela aquisição seria de 96 milhões de reais, sujeito a ajustes até a data em que a operação for concluída. No comunicado de hoje, no entanto, a empresa não menciona valores.
Logo após o início das negociações, a Gol divulgou que iria eliminar a marca Webjet após a conclusão do negócio. No entanto, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ameaçou barrar a operação caso isso a marca fosse eliminada - alegando que o setor de aviação civil já é concentrado demais. Diante do problema, a Gol afirmou que manterá a marca Webjet até que o Cade autorize a integração das operações das duas empresas.

Avianca faz promoção durante o aniversário de 426 anos da cidade de JPA



A Avianca lançou a promoção "Comemore Voando" para os voos durante o 426º aniversário da cidade. As passagens variam de R$ 185,00 à R$ 355,00. Com a chegada da Avianca em João Pessoa aumentam o fluxo de passageiros, que passam a ter mais uma opção de destino.
Detalhes da Promoção Comemore Voando - Avianca :


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

TAM com novo voo a partir de 01 de agosto


De acordo com a ANAC a Pantanal Linhas Aéreas pediu a exclusão dos voos PTN 4680/4681 GRU-JPA-GRU para 01 de agosto de 2011, em contrapartida a TAM Linhas Aéreas fez um pedido de inclusão dos voos JJ 3688/3689 GRU-JPA-GRU para o dia 01 de agosto. Detalhes:

Exclusão: PTN 4680 | GRU 18:45 | JPA 21:50 | Seg. a Dom | (A319) - 01/08 |
                PTN 4681 | JPA 00:35 | GRU 04:05 | Seg. a Dom | (A319) - 01/08 |

Inclusão: JJ 3688 | GRU 18:45 | JPA 21:50 | Seg. a Dom | (A319) - 01/08 |
              JJ 3689 | JPA 00:35 | GRU 04:05 | Seg. a Dom | (A319) - 01/08 |

Por: Hotran/ANAC

No dia 22 de Agosto será entregue o Terminal de Passageiros do Aeroporto de Cajazeiras




As obras do terminal de passageiros do aeroporto Regional de Cajazeiras deverão está prontas até o dia 20 de Agosto.
A garantia foi dada por Josias Fernando que é o mestre responsável pela obra. Segundo ele, a pedido do governador os trabalhos vêm sendo intensificados para que tudo esteja pronto para a inauguração no dia 22 de agosto, dia do aniversário da cidade.
Ainda segundo o mestre de obras, somente a colocação do piso e a pintura do local é o que está faltando para a conclusão do terminal que tem uma extensão de 220 metros quadrados.
O problema da rede elétrica que não existe no local também está sendo resolvido, e até o dia 22 a obra será entregue.
A obra vem causando grande repercussão pelo fato de sua estrutura não corresponder as expectativas da população, que esperava um terminal no mesmo nível da pista de pouso e decolagem que se equipara a pistas de terminais de grandes centros como Recife e Natal.
Por: Blogdofurao.com/ Blog Aerop. Intern. Presidente Castro Pinto

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A partir de hoje a Avianca realizará seus voos com Fokker-100


A partir de terça-feira (hoje) a Avianca realizará seus voos diariamente utilizando o Fokker-100 que tem a capacidade para 108 passageiros. Os voos realizados serão AV6344/6345 BSB-JPA-BSB com chegadas prevista para 14:45 min e saída prevista para 15:15 min.

TAM altera horário de voo no aeroporto Castro Pinto



A TAM Linhas Aéreas anunciou o remanejamento de seu voo que parte do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, às 5h25, para às 7h45, com destino a Brasília. Esse voo começará a ser operado a partir de 15 de agosto.

Na tarde de segunda-feira (01), a aeroporto recebeu o primeiro voo da Avianca. Na manhã desta terça-feira (02), no Tropical Hotel Tambaú, diretores da companhia aérea participam de uma coletiva de imprensa para informar como será a atuação dela no mercado paraibano

Por:Fábio Cardoso / Portal Turismo em Foco

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O banho de boas vindas para a Avianca no Castro Pinto 01/08/11

A cia aérea Avianca iniciou suas operações no Aeroporto Presidente Castro Pinto nessa tarde de 01 de agosto utilizando um Boeing A318 de prefixo PR-AVH. A aeronave pousou ás 15h02min em João Pessoa cumprindo o voo 06344 e decolou ás 15h50min cumprindo o voo 06345 para Brasília.


Por: JPA no AR

Avianca em João Pessoa!


A Avianca Brasil vai iniciar suas operações em João Pessoa, o voo está previsto para decolar de Brasília às 12:16h  e pousar em João Pessoa às 14:45h. E na volta está previsto para decolar as 15:15h e pousar em Brasília às 17:53h.

No primeiro voo inaugural da Avianca aqui na capital paraibana será utilizado um Boeing A318 com capacidade para 118 passageiros em classe única, e a partir da terça-feira o voo voltará a ser operado por um Fokker-100.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...