segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Estacionamento do Castro Pinto será ampliado



A área do estacionamento do Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, será ampliada e a capacidade de vagas será quadruplicada, passando de 260 para mais de 1 mil vagas. A contratação do projeto de ampliação e modernização é a primeira do Brasil e inaugura o novo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) - não regido pela Lei de Licitações. 

De acordo com a Superintendência da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o aeroporto de João Pessoa está sendo contemplado por estar localizado a até 350 km de cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 - Recife (PE) e Natal (RN). O aviso de abertura da primeira licitação pelo RDC foi publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira (24).

A licitação ocorrerá em 16 de novembro, através de Pregão Presencial, na Superintendência Regional da Infraero, em Recife. “Esperamos acelerar todo o processo administrativo - finalizando-o ainda neste ano - e significativa economia no valor da contratação, em função da não divulgação do valor máximo para apresentação das ofertas”, disse o superintendente do Castro Pinto, Alexandre Oliveira. “A nossa expectativa é já começar as obras em meados de 2012”, enfatizou o executivo.

Segundo Alexandre Oliveira, o processo de execução das obras terá levantamentos topográficos, cadastrais, de geotecnia, projetos básicos e executivos necessários para a ampliação, recuperação das áreas pavimentadas, drenagem, sistema de iluminação, urbanização, paisagismo, automação e acessibilidade do estacionamento do Aeroporto de João Pessoa. 

Para o executivo, a ampliação do estacionamento trata-se de importante notícia para o desenvolvimento da infraestrutura da Paraíba, “pois imprimiremos nova dinâmica, rapidez e agilidade, sem descuidar das observações legais necessárias às contratações firmadas pela Administração Pública Federal. É uma novidade que vai acelerar a realização dos investimentos previstos em todas as áreas da Infraero”, afirmou.

 Fonte: Jornal Correio da Paraíba - Fábio Cardoso

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Avião da TAM retorna para o DF após problema técnico


A aeronave que realizava o voo 4723 da TAM retornou ao Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, de onde havia decolado na manhã de hoje, em decorrência de problemas técnicos.
O avião seguia para o Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Segundo a TAM, o pouso ocorreu em segurança e os passageiros foram reacomodados em um próximo voo da companhia. Em nota, a empresa disse que "lamenta os transtornos causados aos clientes".
Confira a íntegra da nota da TAM Linhas Aéreas:
“A TAM esclarece que a aeronave que realizava o voo 4723 na manhã desta quinta-feira (27), com destino a São Paulo/Congonhas, retornou ao seu aeroporto de origem (Brasília), em decorrência de problemas técnicos da aeronave. O pouso ocorreu em segurança e todos os passageiros serão reacomodados no próximo voo da companhia. A TAM lamenta os transtornos causados aos clientes”.
Fonte: Exame

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Desembarque doméstico cresce 18,67% no 3º trimestre



Os nove primeiros meses do ano registraram alta de 18,67% no número de desembarques domésticos em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do MTur. De janeiro a setembro, foram 58,8 milhões de descidas contra 49,5 milhões registradas em 2010.

Se for analisado somente o mês de setembro, que registrou 6,67 milhões de desembarques, o aumento chega a 10,78% em relação ao ano passado, quando a marca do mês foi de 6 milhões. Com isso, o MTur registra recorde na movimentação de setembro na série histórica, iniciada em 2000.

MTur estima que, até o final do ano, os desembarques domésticos somarão 79 milhões. Será o melhor resultado de todos os tempos, considerando, que em 2010, atingiu-se o recorde com a movimentação de 68,2 milhões de passageiros.
Fonte: Panrotas

domingo, 23 de outubro de 2011

Feliz Dia do Aviador !!


No dia 23 de outubro de 1906, a humanidade alcançou o sonho de voar como os pássaros. Foi nesse dia que Santos Dumont levantou voo com o seu 14 Bis, o primeiro voo de um aparelho mais pesado do que o ar. Estava dada a largada para o início da história da aviação, o meio mais rápido de locomoção já desenvolvido pelo homem. É por isso que há tanto o que comemorar nesse dia.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tam confirma compra de 32 A320 ecoeficientes


A Tam finalizou acordo para aquisição de 32 aeronaves Airbus A320 ecoeficientes, compreendendo 22 A320neo e dez aeronaves da família A320. O pedido segue um Memorando de Entendimento assinado em fevereiro passado. A escolha do motor será anunciada pela companhia em data posterior.

“Aeronaves eficientes em combustível são essenciais para nosso programa de conservação de combustível e para a nossa contribuição na redução de emissões de CO2 da indústria", disse José Zaidan Maluf, vice-presidente de Contratos e Suprimentos da Tam Linhas Aéreas. “Como parte de nossos contínuos esforços para melhorar nossa eficiência operacional, os novos A320 nos permitirão manter uma frota jovem, reduzir custos e melhorar ainda mais nossa performance ambiental”.

“Estamos muito orgulhosos que nosso cliente de longa data e uma das maiores operadoras da família A320 estará entre os primeiros clientes a se beneficiar da capacidade aumentada do A320neo, incluindo uma redução de 15 por cento na emissão e queima de combustível”, disse John Leahy, Diretor Chefe de Operações, Clientes. “Com mais de 1,2 mil compromissos em menos de um ano, o A320neo provou ser um fenômeno para o segmento de curta e média distância, e ele não é bom apenas para os negócios, mas também para o ambiente.

A Tam já encomendou mais de 200 aeronaves Airbus, incluindo 27 A350-900, e opera cerca de 150 aeronaves Airbus para 43 destinos no Brasil e 18 destinos pela Europa, Estados Unidos e América do Sul.


Fonte: Panrotas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Voos da TAM são cancelados


A TAM informou que oito voos entre Brasil e Argentina foram cancelados nesta sexta-feira (14), por conta de uma greve dos funcionários da empresa estatal Intercargo, única prestadora de serviços de manuseio de bagagens nos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque, em Buenos Aires.
Dos voos cancelados que partiriam da capital argentina para o Brasil, dois viriam para São Paulo, um para o Rio de Janeiro e outro para Porto Alegre. Já entre aqueles que sairiam do Brasil, dois decolariam de São Paulo, um do Rio de Janeiro e outro de Porto Alegre.
A companhia aérea disse que já está em contato com as autoridades locais para resolver a situação "o mais rápido possível". “A TAM reforça que a greve não é de funcionários da companhia, mas sim de terceiros, e lamenta os transtornos causados aos passageiros”, diz o comunicado da empresa.
Já a companhia aérea GOL informou que, até o momento, seus voos de e para a Argentina permanecem sem nenhum tipo de atraso ou cancelamento.
O que fazer: A TAM orienta os passageiros que viajam de ou para a Argentina a entrarem em contato com a central de atendimento ao cliente para obterem mais informações ou para remarcar suas passagens, se for necessário.
Voos Cancelados TAM Linhas Aéreas:
JJ8001 Buenos Aires/Ezeiza - Rio de Janeiro/Galeão
JJ8007 Buenos Aires/Ezeiza - São Paulo/Guarulhos
JJ8009 Buenos Aires/Ezeiza - São Paulo/Guarulhos

JJ8010 São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires/Ezeiza
JJ8012 Rio de Janeiro/Galeão - Buenos Aires/Ezeiza
JJ8018 São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires/Ezeiza
JJ8020 Porto Alegre - Buenos Aires/Aeroparque
JJ8021 Buenos Aires/Aeroparque - Porto Alegre

Fonte: Portal IG

Avianca: voo entre RJ e Bogotá começa em novembro



A Avianca começará a operar uma rota entre o Brasil e a Colômbia em 5 de novembro. Será um voo direto entre o Rio de Janeiro e Bogotá, três vezes por semana. Atualmente, a empresa possui um voo diário entre São Paulo e a capital da Bolívia. Segundo o presidente da Avianca Brasil, Jose Efromovich, a empresa estuda lançar um destino internacional. "Talvez no segundo semestre do ano que vem a gente lance um voo para alguma outra cidade da América do Sul", disse.
Ao ser questionado sobre novos destinos no Brasil, ele citou Maceió como sendo uma possibilidade. Com relação às novas rotas, a empresa diz que o voo São Paulo-Recife-Natal, iniciado em julho, está com aproximadamente 85% de ocupação no trecho entre São Paulo e Recife e 75% entre Recife e Natal. O voo Brasília-João Pessoa, iniciado em agosto, está com 78% de ocupação, enquanto o voo Brasília-Ilhéus-Salvador, lançado em setembro, tem cerca de 70% de ocupação entre Ilhéus e Salvador e de 60% entre Brasília e Ilhéus. A taxa média de ocupação da empresa é de 80%.
Hoje, a Avianca anunciou oficialmente a chegada de quatro novos aviões até o fim do ano, todos do modelo Airbus A320. A Avianca Brasil encerra 2011 com uma frota de 26 aeronaves, sendo 14 Fokker 100, três A319, cinco A318 e quatro A320. Questionado até quando a companhia pretende usar os Fokker 100, Efromovich disse que isso só deverá ser analisado daqui a dois ou dois anos e meio, quando esses aviões passarão por um amplo processo de inspeção. "Vai depender dos gastos necessários com manutenção", disse.
Fonte: Veja

Voos atrasados no Castro Pinto



Nessa tarde de sexta-feira 14/10, dois voos saíram atrasados do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto. Os detalhes dos voos atrasados segue abaixo:


Voo: O6 6345 
Destino: Brasília (BSB)
Decolagem Prevista: 15:15h
Decolagem Atrasada: 15:48h


Voo: G3 1793
Destino: S.Paulo (Guarulhos) | Escala : Rio de Janeiro (Galeão)
Decolagem Prevista: 15:55h
Decolagem Atrasada: 17:21h


Fonte: Infraero Consulta Online de Voos

TAM é a preferida pelos passageiros




O site de buscas Mundi fez um levantamento sobre quais são as companhias aéreas mais procuradas. Na pesquisa, estavam nomes de empresas nacionais e estrangeiras. No ano passado, quem ficou com o primeiro lugar foi a Gol, mas este ano ela foi desbancada pela TAM, que teve 31% das buscas, apenas 1% a mais do que a principal concorrente. Em terceiro lugar está a Azul, com 11%. A recente aquisição da Gol, a Webjet faturou a quarta colocação, com 8% nas
buscas. Confira o ranking completo:

TAM  -       31%
Gol  -        30%
Azul -        11%
Webjet -    8%
Avianca -    6%
Trip -         3%
Outros -     4%


Os dados divulgados pela Mundi coincidem com os da Anac nas quatro primeiras posições do último levantamento realizado em julho. Entre as companhias que compõe o "outros" estão a portuguesa TAP e a Aerolíneas Argentinas.

Fonte: Avião Revue

Greve de prestador de serviço da TAM prejudica voos da Argentina



A companhia aérea TAM informou que seus voos partindo da Argentina e para aquele país foram prejudicados nesta sexta-feira por uma greve dos funcionários de uma prestadora de serviços. Segundo nota à imprensa, os empregados da estatal Intercargo, única prestadora de serviços de manuseio de bagagens nos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque, em Buenos Aires, paralisaram os trabalhos.

Seis voos da TAM desde o início da manhã não foram realizados, de acordo com a empresa aérea. Outros dois previstos para até o meio da tarde também não ocorrerão, informou a companhia. "A TAM já está em contato com as autoridades locais para resolver a situação o mais rápido possível", disse a TAM.

Fonte: Terra

Tam pesa bagagens de mão no portão de embarque




Tam realizou um procedimento experimental no Aeroporto de Curitiba, o Afonso Pena, para pesar as bagagens de mãos levadas por passageiros para o interior da aeronave. Na ocasião, a aérea colocou uma balança no portão de embarque e um funcionário era responsável por pesar os volumes, as bagagens que excediam o permitido eram levadas ao porão do avião.

De acordo com a Tam, o teste tem como principal objetivo advertir os passageiros que não pesam suas bagagens no check-in ou nos postos de autoatendimento. O peso da bagagem de mão, segundo normas da Anac, não pode exceder 5 quilos e a soma das dimensões (comprimento + largura + altura) não pode ultrapassar 115 centímetros.


Fonte: Panrotas

Avianca reforça frota e prevê crescimento acima do mercado



Consolidando sua atuação no Brasil, a Avianca anuncia a chegada de mais quatro novas aeronaves Airbus A320, com capacidade de transportar até 162 passageiros cada. Os novos aviões, que começam a operar em dezembro, serão utilizados inicialmente para reforçar os mercados de maior demanda de sua malha aérea e ampliar duas novas rotas: Rio de Janeiro – Salvador, Rio de Janeiro - Recife. Com a incorporação, a frota da Avianca aumenta para um total de 26 aeronaves e a expectativa é transportar 3,4 milhões de passageiros em 2012 – somente este ano a companhia aérea já recebeu cinco Airbus A318 de um total de 15 adquiridos.


Contando com uma malha aérea de 22 destinos diferentes (24 aeroportos), a Avianca já projeta, com o reforço da frota, um crescimento acima da média de mercado para o próximo ano. “Nosso crescimento será superior a 70% em passageiros transportados a partir de janeiro de 2012 em relação a janeiro de 2011”, prevê José Efromovich, presidente da Avianca. “Esse é o resultado da aceitação  pelo mercado de aviação do modelo bem-sucedido de negócios adotado pela Avianca, que optou por priorizar maior conforto e  atendimento diferenciado aos passageiros nas viagens”, acrescenta.

Fonte: Nota Avianca Brasil

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Anac suspende licença de empresa envolvida na queda de Erenice


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu novamente a licença de voo da Master Top Linhas Aéreas (MTA), empresa envolvida em suposto tráfico de influência que levou à queda da então ministra chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, no final de 2010. A MTA, que prestava serviços de entrega noturna dos Correios até 2010, perdeu a certificação por não atender critérios de segurança de voo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com a Anac, a empresa não tem nenhum tripulante habilitado e, por isso, suas aeronaves devem ficar em terra. O certificado suspenso, que pode ser devolvido caso a empresa recomponha seu quadro pessoal, havia sido obtido em fevereiro deste ano, após suspensão em julho de 2010. A MTA é investigada pela Polícia Federal pela suspeita de ter contratado uma firma dos filhos da então ministra e assinado contrato milionário com os Correios sem licitação. Representantes da empresa não foram localizados para comentar a decisão.
Fonte: Terra

GOL amplia serviço Wi-Fi durante voos



A GOL Linhas Aéreas anunciou a ampliação do acesso ao seu portal de conteúdos para tablets e smartphones durante voos.
O portal “GOL no AR” já estava disponível desde o dia 1º de setembro, porém somente para dispositivos iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) e notebooks e netbooks com Wi-Fi.
Tablets Galaxy Tab, Motorola Xoom e BlackBerry Playbook e smartphones com sistema Android 2.2 e flash 10.1 (ou superiors) poderão acessar o serviço de entretenimento de bordo da empresa durante alguns voos.
Através do serviço o usuário tem acesso a diversos conteúdos gratuitamente, somente utilizando a conexão Wi-Fi presente na aeronave, como leitura de jornais e revistas, programas de TV, esportes, jogos e canais de música.
O serviço está presente em 36 aeronaves que realizam 250 voos diários entre 10 aeroportos: São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Rio de Janeiro/Tom Jobim-Galeão, Belo Horizonte/Confins, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza.
Fonte: Exame

sábado, 8 de outubro de 2011

A318 volta ao Castro Pinto nessa tarde


Hoje  08/10 no Castro Pinto esteve de volta a aeronave A318 da Avianca Linhas Aéreas de matrícula PR-AVJ, que cumpriu os voos O6 6344/45. O voo pousou às 15:10  com 25min de atraso e sua decolagem às 15:40.

Não sabemos ainda se o motivo da vinda da aeronave foi por troca de equipamento (aeronave) sabendo que a Avianca receberá mais 4 aeronaves de modelo A320 e por isso deve estar reorganizando sua frota ou se a aeronave ficará vindo mesmo ao Castro Pinto visto que a alteração feita no HOTRAN foi somente nos horários de saída e chegadas no Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília).

Flash Aéreo: 5 aeronaves da TAM

Na madrugada de sábado 08/10, 5 aeronaves da TAM Linhas Aéreas entraram no espaço aéreo brasileiro quase que simultaneamente. O ocorrido foi registrado pelo FlightRadar24 às 04:43 UTC, detalhes abaixo:








Fonte: FlightRadar24.com e Data.Flight24.com

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Gol Linhas Aéreas fará propostas de voo com destino a Parnaíba


A Secretaria do Turismo do Piauí e empresa GOL Linhas Aéreas comandam, na próxima quinta-feira (13), às 10h, no auditório do Sebrae, em Parnaíba, uma reunião com o trade do litoral, da região Serras Nordeste, que incluem municípios do Ceará como Viçosa e Tianguá e prefeitos. Na reunião, a empresa GOL vai apresentar uma proposta de um voo de Teresina-Parnaíba-Fortaleza-São Paulo, duas vezes por semana.

Segundo o gerente de promoções e investimentos da Setur, Francisco Correia, a proposta da empresa é baseada em um estudo de viabilidade. “A empresa GOL e a Setur vêm estudando a viabilidade deste voo passando por Parnaíba há, aproximadamente, um ano. Com o crescimento do turismo na região temos a convicção que a empresa terá demanda e lucro”, disse.

O gerente da Setur disse, ainda, que a proposta será de uma aeronave com capacidade para cerca de 180 lugares e que o voo Teresina-Fortaleza-São Paulo já está em operação, o que a empresa vai apresentar é justamente uma passagem por Parnaíba. A previsão da Gol é que o voo inicie no mês de dezembro.

Fonte: Cidade Verde

Gol anuncia passagens em até 10 vezes sem juros



A Gol Linhas Aéreas anunciou que tem cartão de crédito bandeira Mastercard pode parcelar as passagens em até 10 vezes. A promoção é válida até o dia 1º de dezembro deste ano. As parcelas mínimas são de R$15. 

A empresa tem ampliado as opções de pagamento de passagens, focando, principalmente, passageiros que programam suas viagens com mais antecedência. A companhia possui um cartão próprio chamado Voe Fácil, com o qual o cliente pode dividir sua passagem em até 36 vezes.

Fonte: Mercado e Eventos

Azul Linhas Aéreas recebe primeiro modelo ATR 72-600



A Azul Linhas Aéreas recebeu hoje uma aeronave ATR 72-600, que deve entrar em operação em novembro. Até o fim do ano,mais dois aviões desse modelo devem ser incorporados à malha. A companhia possui ainda mais 10 opções de compra desse turboélice.
Segundo comunicado, a Azul é a primeira aérea a receber o novo modelo da fabricante ATR na América Latina, e a segunda no mundo. A entrega foi realizada durante uma cerimônia na fábrica da ATR, em Toulouse, na França, com as presenças do presidente da Azul, Pedro Janot, e do presidente da fabricante, Felippo Bagnato.
Até 2015 há 30 aeronaves encomendadas pela Azul à ATR. Hoje, a frota conta com oito ATRs 72-200, que serão gradativamente devolvidos à fabricante conforme os novos modelos chegarem. A Azul também possui na frota 33 jatos da família Embraer 190/195.
Fonte: Veja
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...