sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Avião com governador Ricardo Coutinho faz pouso forçado na PB




O avião que conduzia o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), sofreu um acidente no final da manhã desta sexta-feira (25), no distrito de São José da Mata, em Campina Grande. Através de nota, a Secretaria de Comunicação disse que informações preliminares apontam que houve uma falha no trem de pouso, o que obrigou o piloto a fazer um pouso forçado em um aeroclube da cidade.
Ainda de acordo com a Comunicação, quatro pessoas estavam na aeronave. Além de Ricardo Coutinho estavam o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento, Ricardo Barbosa, o ajudante de ordens, capitão Anderson Pessoa e o piloto da aeronave. Ninguém ficou ferido no acidente.
Mapa: pouso forçado do avião do governador da Paraíba (Foto: Arte/G1)
Em entrevista a Rádio Paraíba FM, o governador Ricardo Coutinho falou sobre o susto no momento do pouso. Segundo ele, desde a decolagem já havia sentindo que a aeronave estava voando baixo e sem muita velocidade. "No Aeroclube o avião arremeteu, me parece que não baixou o trem de pouso e se arrastou por cerca de 100 metros, correndo o risco de incendiar", comentou o governador sobre o momento do pouso forçado.
O secretário Ricardo Barbosa, que também estava no avião, relatou que o impacto foi muito forte. “O avião rodopiou e fui jogado diversas vezes. O avião caiu de ‘barriga’, se o bico bate primeiro ou a asa faz o avião virar, poderia ter acontecido uma explosão. Foi tudo muito rápido”, disse o secretário.
O avião permanecerá no aeroclube de Campina Grande para ser submetido a uma vistoria e posterior emissão de laudo técnico informando a causa do incidente. Nilson José da Silva, superintendente do Aeroporto João Suassuna, informou que a Aeronáutica foi acionada e realizará perícia no local, mas o resultado só será divulgado nos próximos 30 dias.

A Polícia Militar está no aeroclube e impede a entrada da imprensa e até mesmo o repasse de informações.
De acordo com Secom, o governador Ricardo Coutinho viajava de João Pessoa a Campina Grande nesta sexta-feira para participar da inauguração de uma Unidade de Policiamento Solidário (UPS) no bairro do Mutirão. Mesmo após o incidente, o governador cumpre a agenda normalmente.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

American Airlines apresenta nova pintura e logomarca em seus aviões


Nesta quinta-feira, dia 17, foi revelada a nova logomarca e a nova pintura que será utilizada pela American Airlines em seus aviões a partir de agora. As medidas fazem parte do novo programa de reestruturação da empresa. Em vídeo institucional, o CEO da empresa, Tim Horton, conta parte da história da empresa e da evolução dos seus serviços até o período que ele define como "momento mais importante: a nova imagem corporativa da companhia e o início da operação do Boeing 777-300ER na AA".

A águia e as letras AA foram substituídas por uma águia estilizada e a deriva recebeu as cores e desenho da bandeira dos Estados Unidos; o metal polido deu lugar ao cinza e a cheatline vermelha, branca e azul desaparece, exibindo agora a logomarca "American" em tamanho grande.

As primeiras aeronaves com a nova pintura são os dois 777-300ER já recebidos pela empresa e um 737-800 (N908NN), aeronave esta que poderá estar em breve em Manaus operando os voos AA961 e 964. Os spotters brasileiros verão em breve as novas cores pois os 777-300ER devem entrar em operação em 31 de janeiro na rota entre Dallas/Fort Worth e São Paulo/GRU.

A empresa afirma estar inspirada pelo que fez, pela capacidade de conectar seus passageiros com o mundo ao seu redor. À medida que avançam para se tornar uma nova empresa americana. "Estamos avançando com grande propósito e respeito pela nossa história, desafiando-nos a caminhar, para modernizar, inovar e colocá-lo no centro de tudo que fazemos", afirma em seu site oficial.


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Embraer seleciona Pratt & Whitney para motores de E-Jets


Rio de Janeiro/São Paulo - A Embraer deu um importante passo para a implementação da segunda geração dos jatos comerciais E-Jets, com a seleção dos motores da PurePower, da Pratt & Whitney, para os modelos que têm entrada em serviço prevista para 2018.

"A decisão é um marco importante para o programa, que deverá ter seu lançamento oficial este ano", afirmou a companhia, em comunicado nesta terça-feira.

A Pratt & Whitney é uma divisão da United Technologies.
A GE é a fornecedora da atual família de E-Jets, segundo a assessoria de imprensa da Embraer.

A segunda geração de E-Jets complementará uma série de melhorias em curso que atualmente estão sendo implementadas na família existente, com benefícios para seus clientes, informou a Embraer.

Segundo a Embraer, os novos motores possuem evoluções de sistemas que "resultarão em melhorias de dois dígitos no consumo de combustível, custos de manutenção, emissões e ruído externo das aeronaves".

A Bombardier foi a primeira entre as grandes fabricantes a anunciar um avião com promessa de economia significativa de combustível em 2008, com a família CSeries.
Mas o modelo não foi até agora um sucesso de vendas e empresa canadense enfrenta desafios no desenvolvimento do modelo.

A empresa, que está investindo 3,3 bilhões de dólares para desenvolver os jatos C-Series de 110 a 149 passageiros, disse em novembro que o primeiro voo do modelo acontecerá no fim de junho de 2013, ante uma estimativa anterior de que poderia ser realizado até janeiro.

A decisão da Embraer de colocar um novo motor em seus E-Jets, desistindo de partir para o desenvolvimento de uma aeronave maior, ocorreu depois que as gigantes Airbus e Boeing anunciaram em 2011 que iriam remotorizar seus modelos mais vendidos, o A320 e o 737.

Os chamados A320 Neo e o 737 Max, respectivamente, baseados em seus best sellers A320 e 737, também têm promessa de eficiência relevante de consumo de combustível.

A fabricante de jatos confia que parte da recomposição de sua carteira de pedidos em 2013 venha da família remotorizada de seus aviões regionais.


Gol anuncia mudança de horários no aeroporto de Campina Grande


A partir do dia 22 de fevereiro os campinenses que utilizam os serviços da Gol terão os horários de voo modificados. Os novos horários terão as seguintes modificações: o voo que sai de Guarulhos às 19h50, fará escala em Salvador, e chegará em Campina às 00h15. Saindo de Campina, a aeronave decolará às 05h25, com escala em Salvador e chegará a São Paulo às 10h15.

Do Galeão, no Rio, o voo sairá às 13h05 (escala em Salvador) e chegará em Campina às 17h. Com destino ao Rio, o voo sairá de Campina às 17h30 (com escala) e chega às 21h31. Todos os vôos serão diários.

Detalhes dos voos:

G3 1170 | São Paulo (GRU) - Salvador (SSA) | 19:50 - 22:15 
G3 1170 | Salvador (SSA) - Campina Grande (CPV) | 22:55 - 00:15
*Escala em Salvador de 40min | Operado com B737-800

G3 1163 | Campina Grande (CPV) - Salvador (SSA) | 05:25 - 06:45
G3 1163 | Salvador (SSA) -  São Paulo (GRU) | 07:35 - 10:15
*Escala em Salvador de 50min | Operado com B737-800

G3 1966 | Rio de Janeiro (GIG) - Salvador (SSA) | 13:05 - 15:15
G3 1966 | Salvador (SSA) - Campina Grande (CPV) | 15:45 - 17:00
*Escala em Salvador de 30min | Operado com B737-700 

G3 1971 | Campina Grande (CPV) - Salvador (SSA) | 17:30 - 18:50
G3 1971 | Salvador (SSA) - Rio de Janeiro (GIG)  | 19:20 - 21:30
*Escala em Salvador de 30min | Operado com B737-700 

Por: Ligia Coeli - Jornal Correio da Paraíba via Turismo em Foco
*Com informações da Gol Linhas Aéreas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Van capota com piloto e comissários e voo é cancelado no Recife


Cinco funcionários da empresa aérea Trip, entre comissários e um piloto, se envolveram em um acidente no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na manhã desta segunda-feira (7). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, eles estavam em uma van que capotou, por volta das 4h, no cruzamento da Rua Ribeiro de Brito com a Avenida Domingos Ferreira.

Ainda segundo os bombeiros, duas das vítimas foram socorridas ao Hospital da Unimed, na Ilha do Leite, com ferimentos leves, e um foi levado ao Hospital Português, no Paissandu, também com escoriações. Os demais não precisaram de atendimento médico.

A Infraero informou que o voo que seria realizado pelo piloto e comissários era o 5217, com saída prevista do Recife às 5h15. O destino era a cidade de Salvador, com escala em Aracaju. O trajeto aéreo foi cancelado e os passageiros foram remanejados para outros voos.

Em nota, a Trip Linhas Aéreas confirmou o ocorrido com a Van que transportava a tripulação que faria o voo 5217 de Recife com destino a Aracaju e escala em Salvador. A companhia informou ainda que "a tripulação do voo recebeu todos os cuidados médicos e passa bem. Por esta razão, o voo foi cancelado. Os clientes receberam toda a assistência necessária de acordo com a Resolução 141 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e foram reacomodados em outros voos de companhias congêneres".

Cores e significados das luzes de um avião


O sistema externo de iluminação de uma aeronave comercial tem inúmeras funções. É importante para a navegação e a segurança das operações auxiliando os procedimentos de pouso e decolagem e até mesmo em inspeções visuais realizadas em voo de cruzeiro, além de identificar e promover o logotipo da empresa aérea.


Farol (Beacon)

Duas lâmpadas estroboscópicas de alta intensidade com lentes vermelhas são normalmente montadas nas partes superior (teto) e inferior (barriga) da fuselagem. São as luzes anticolisão, que “piscam” em média 60 vezes por minuto. As lâmpadas recebem descargas de tensão de até 500 volts em corrente contínua.


Verificação de asas e motores (Wing and Engine Scan)

Quatro luzes incandescentes, duas de cada lado da fuselagem central, permitem a inspeção noturna em voos dos bordos de ataque das asas e entradas de ar dos motores. São vistas para a verificação de formação de gelo.


Nariz (Nose)

Existem duas lâmpadas incandescentes acomodadas na parte superior do trem de pouso. A de táxi (Taxi) e a take-off light (T.O.). A taxi utilizada exclusivamente para o táxi, tem 450 watts e produz um feixe luminoso com ângulo maior e foco mais próximo . A T.O. , útil principalmente na decolagem, suporta 600 watts e ilumina uma área com ângulo menor e foco mais longo. Após a retração do trem de pouso, as lâmpadas são desligadas automaticamente. Durante o dia, as luzes normalmente permanecem desligadas.


Manobras fora da pista de pouso e decolagem (Runway - turn off)

O trem de pouso dianteiro dos jatos dispõe de outras duas luzes incandescente de 150 watts, ambas voltadas para os lados. Durante a execução de curvas pronunciadas em solo, no trajeto entre a pista e o terminal depassageiros, principalmente à noite, a iluminação lateral promovida pelas lâmpadas runway-turn off melhora a visibilidade dos pilotos. Para proporcionar maior segurança nas manobras, as luzes acompanham o movimento das rodas da aeronave.


Lâmpadas estroboscópicas (Strobe)

Ao lado de cada luz de navegação, na cauda e nas asas, são instaladas lâmpadas estroboscópicas branca de alta intensidade que “piscam” na mesma freqüência das luzes de anticolisão.


Navegação e logotipo (Nav & Logo)

As luzes incandescentes de navegação são utilizadas desde os primórdios da aviação. São uma imitação das primitivas sinalizações marítimas do inicio do século passado. Na extremidade da asa direita há duas lâmpadas verdes e, na extremidade da asa esquerda, duas lâmpadas vermelhas . São 50 watts para cada bulbo. Na extremidade da cauda, os aviões também contam com duas lâmpadas brancas de 25 watts cada. As seis são à base de quartzo. Para iluminar o logotipo da companhia aérea, pintado nas duas faces do leme vertical , existes duas lâmpadas na superfície superior dos estabilizadores horizontais.


Pouso (Land)

Duas luzes incandescentes do tipo quartzo de 600 watts são de extrema importância para o pouso. As lâmpadas ficam sob as asas, imediatamente após os bordos de ataque rente a fuselagem. Auxiliam na fases de aproximação, toque e desaceleração. Normalmente são retráteis.

* Referentes ao Airbus A330

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