quinta-feira, 11 de junho de 2015

Novo perfil do Spotter In JPA no Instagram!

Nessa semana criamos o perfil do blog Spotter In JPA no Instagram, já estamos postando fotos do movimento de aeronaves, do Aeroporto Intl. Pres. Castro Pinto e de aeronaves que voam nas proximidades do mesmo . Com isso, teremos mais um canal para divulgar fatos e eventos da aviação que acontecem em João Pessoa de forma mais rápida, atualmente temos o nosso blog, a página do Facebook e agora nosso novo perfil no Instagram. 

Siga o nosso perfil: instagram.com/spotterinjpa

domingo, 7 de junho de 2015

TACV estreia voo entre Recife e Cabo Verde (África)

Reprodução: Foto por Rafael Nunes/ REC Ao Vivo
A partir de hoje, Pernambuco contará com um voo internacional direto que ligará Recife à Cidade de Praia, em Cabo Verde. Este será o primeiro voo partindo do Estado para um país africano, e servirá como conexão imediata para Lisboa, Paris e Amsterdã. O voo sem escalas da Cabo Verde Airlines (TACV) sairá da capital pernambucana sempre aos sábados, às 23h59, com chegada ao Aeroporto Internacional da Praia Nelson Mandela às 6h30h (horário local). O retorno da capital de Cabo Verde será nas sextas-feiras, com saída às 20h05, e chegada à capital pernambucana às 22h15, horário local.

O anúncio da nova rota foi feito pelo secretário de Turismo, Esportes e Lazer dePernambuco, Felipe Carreras, em fevereiro, na presença de diretores da TACV. “Com este voo, os viajantes irão ganhar uma alternativa rápida para a Europa e África, sem precisar se deslocar para outros aeroportos brasileiros. Esses continentes são mercados emissores fortes para o Estado e novas oportunidades de negócios deverão surgir com essa conexão”, destacou Carreras.

A nova rota será operada com um Boeing 737-800, com capacidade para 174 passageiros.

Com a rota Recife – Cabo Verde, Pernambuco passa a contar com seis voos diretos para destinos internacionais: Lisboa, operado pela Tap; Miami, via American Airlines; Cidade do Panamá, através da Copa Airlines; Frankfurt, operado pela Condor, e Buenos Aires, através da Tam.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Efromovich e Neeleman entregam novas ofertas para comprar a TAP


Germán Efromovich e David Neeleman já entregaram novas ofertas pela TAP, poucos minutos antes de terminar o prazo definido pelo Governo para a apresentação de propostas vinculativas, Não são ainda conhecidas as melhorias concretas introduzidas nas novas ofertas do empresário que controla o grupo sul-americano Avianca e do dono da Azul, que concorre em parceria com o empresário português Humberto Pedrosa.

Do lado do empresário colombo-brasileiro, que pediu o passaporte polaco para concorrer à TAP, uma fonte ligada a Efromovich referiu que foi apresentada "uma proposta melhorada relativamente à privatização da TAP", que "vai ao encontro do objectivo de modernização e desenvolvimento da companhia aérea, como empresa de referência".

Já David Neeleman veio afirmar, em declarações escritas enviadas ao PÚBLICO, que entregou uma proposta "final e melhorada", que, mais do que uma oferta, é "um compromisso de investimento e de crescimento para a TAP".

"Nas quatro companhias aéreas que criei até hoje , os colaboradores sempre foram o nosso maior activo. Queremos dar continuidade ao legado da TAP em matéria de segurança e profissionalismo de todos os que lá trabalham e, simultaneamente, criar uma companhia financeiramente sólida, no longo prazo, de modo a que todos se sintam orgulhosos por trabalhar numa companhia aérea que perdurará para as gerações futuras", referiu.

De acordo com o dono da Azul, a prioridade é "o investimento na TAP", já que o empresário pretende colocar a empresa "numa rota de crescimento, fortalecendo-a como companhia de bandeira, reforçar o hub de Lisboa de modo a que a TAP possa continuar a contribuir com cerca de dois mil milhões para a economia portuguesa através da riqueza que vai gerar, do aumento do turismo que vai proporcionar, dos empregos que vai manter e incrementar e, mais importante, dos clientes que vão poder contar mais com a TAP".

Nesse sentido, o investidor afirma que uma parte importante do plano passa pela "renovação da frota", com a compra de "53 aviões novos e tecnologicamente avançados", que "constituem um factor adicional para que [os clientes] continuem a dar preferência à TAP".

"Somos um grupo de parceiros fortes e comprometidos com uma história de sucesso e crescimento que fala por nós. Este é um compromisso que o Humberto Pedrosa e eu assumimos juntamente com os nossos parceiros perante o pais, a TAP, os seus colaboradores e os seus clientes", conclui Neeleman.

A entrega de novas propostas foi decidida depois de o executivo ter passado Efromovich e Neeleman à segunda fase do processo de privatização da TAP, o que implicou um período de negociações, que decorreu nas últimas duas semanas.

Do lado do Governo, foram pedidas clarificações e melhorias ao nível dos valores oferecidos pelos dois investidores. Já estes pretendem receber mais garantias por parte do Estado, nomeadamente em relação à possibilidade de se recuperar os 120 milhões de euros de receitas que estão retidas na Venezuela e em Angola.

O Governo, que tinha agendado para as 18h uma conferência de imprensa em que confirmou a entrega das duas novas propostas, veio explicar que as ofertas terão agora de ser analisadas pela Parpública e pela administração da TAP, já que, de acordo com o secretário de Estado dos Transportes, foram introduzidas alterações ao nível do plano estratégico.

Apresentadas as novas ofertas, o executivo pretende decidir o futuro da TAP no próximo Conselho de Ministros de 11 de Junho. Nesse dia poderá ser escolhido o vencedor da privatização ou decida a suspensão do negócio, como aconteceu em 2012, quando a proposta de Efromovich foi rejeitada por falta de garantias financeiras.

Se a decisão for no sentido de manter a TAP nas mãos do Estado, o Governo terá de pedir autorização à Comissão Europeia para injectar dinheiro na empresa, dada a frágil situação financeira em que a companhia se encontra. E, se receber luz verde, terá de se comprometer com um plano de reestruturação, como aconteceu em 1994.

O secretário de Estado dos Transportes não quis dar garantias quanto ao calendário, embora tenha frisado que se mantém a expectativa de que a decisão seja tomada a 11 de Junho. "Procuraremos que a análise [da Parpública e da TAP] seja rápida", disse.


TAM Linhas Aéreas altera voos em João Pessoa


A TAM Linhas Aéreas solicitou junto ao Hotran - ANAC um pedido de alteração para seus voos entre Brasília (BSB) e João Pessoa (JPA) com escala em Salvador (SSA), os voos JJ3520/JJ3517 a partir de 6 de agosto deixarão de operar nos trechos Salvador - João Pessoa e vice-versa, porém continuarão a operar nos trechos Brasília - Salvador - Brasília utilizando seus Airbus A319.

Com isso o Aeroporto Intl. Presidente Castro Pinto perde mais uma ligação direta para a capital da Bahia pela TAM, vale ressaltar que esses voos apenas foram implantados com base no reajuste de 17% para 12% do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no combustível de aviação. 


Com a saída da TAM, apenas a Azul Linhas Aéreas opera voos entre a capital pessoense e soteropolitana, sendo um voo triangular entre Salvador (SSA) - João Pessoa (JPA) - Fortaleza (FOR) utilizando seus turboélices ATR 72-600.


Alteração dos voos entre Brasília - Salvador - João Pessoa:

Voo - Aeronave – Frequencia - Aeroportos e Horários - Data Efetiva da Alteração

JJ 3520 - A320 - Domingo a Sexta - Brasília (BSB) 23h50min - Salvador (SSA) 01h47min - 06/08/2015
JJ 3520 - A320 - Domingo a Sexta - Salvador (SSA) 02h17min - João Pessoa (JPA) 03h41min - 06/08/2015


Alteração dos voos entre João Pessoa - Salvador - Brasília:

Voo - Aeronave – Frequencia - Aeroportos e Horários - Data Efetiva da Alteração

JJ 3517 - A320 - Segunda a Sábado - João Pessoa (JPA) 05h05min - Salvador (SSA) 06h24min - 06/08/2015
JJ 3517 - A320 - Segunda a Sábado - Salvador (SSA) 06h55min - Brasília (BSB) 08h52min - 06/08/2015


Por: Spotter In JPA - com dados do Hotran - ANAC

Trecho Salvador - João Pessoa não está mais à venda no site da TAM


As passagens para o trecho entre as cidades de Salvador/BA e João Pessoa/PB operados pela TAM Linhas Aéreas já não estão disponíveis para venda a partir de junho desse ano. Não foi solicitado nenhum pedido de exclusão da TAM ao Hotran - ANAC, porém em breve deve ser solicitado. 

Os voos JJ3520 e JJ3517 desde o início tinham como origem Brasília (BSB) e destino João Pessoa (JPA), sendo sua escala em Salvador (SSA) e vice-versa. De acordo com as buscas no site da TAM, apenas o trecho entre Brasília e Salvador será mantido com a mesma numeração, enquanto o trecho entre João Pessoa e Salvador será excluído.

Para quem pretende viajar de/para Salvador, a TAM oferece como opções a partir de João Pessoa voos com 1 ou mais escalas em Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ e Brasília/DF. Estamos aguardando para novos fatos dessa exclusão em breve.

Por: Spotter In JPA
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