quinta-feira, 31 de maio de 2012
PR-AVR no Castro Pinto
Nesta tarde de 31/05 veio ao Aeroporto Intl. Presidente Castro Pinto a aeronave Airbus A320-214 de prefixo PR-AVR da Avianca Brasil. A aeronave cumpriu os voos O6 6344/6345 BSB-JPA e JPA-BSB, o pouso ocorreu às 14:40 hrs e decolagem às 15:41hrs.
Normalmente nesse voo da Avianca são utilizados Fokker-100 que tem capacidade para 100 passageiros já o A320 comporta 162 passageiros, essa troca de aeronave pode ter sido feita pelo aumento na demanda de passageiros na devida rota ou simplesmente uma troca de equipamento.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
PR-GTF a caminho do Castro Pinto nesta madrugada
Está a caminho nessa madrugada de 25/06 ao Aeroporto Intl. Pres. Castro Pinto a aeronave Boeing 737-800 de prefixo PR-GTF com pintura especial dos 10 anos da cia Gol Linhas Aéreas. A aeronave está cumprindo os voos G3 1896/1897 VCP-CNF-SSA-JPA e JPA-SSA-CNF-VCP, o pouso está previsto às 02:15 hrs e decolagem às 04:40hrs.
PR-AYX no Castro Pinto nesta tarde de quinta-feira
Esteve hoje 24/05/2012, no Castro Pinto a aeronave Embraer 195 de prefixo PR-AYX com pintura especial com o tema de sustentabilidade, ao lado do nome da cia aérea está a frase "Rumo à sustentabilidade". Pense verde, Voe Azul.
A aeronave cumpriu os voos AD4262/ AD4269 fazendo os trechos VCP-GIG-JPA e JPA-GIG-VCP, o pouso ocorreu às 14:19hrs e a decolagem às 15:00hrs.
A aeronave cumpriu os voos AD4262/ AD4269 fazendo os trechos VCP-GIG-JPA e JPA-GIG-VCP, o pouso ocorreu às 14:19hrs e a decolagem às 15:00hrs.
Por: Spotter In JPA
Equipes fazem treinamento no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux
O Aeroporto Internacional de João Pessoa/Presidente Castro Pinto (PB) realizou nesta terça-feira (22/5) o Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac). A ação, que mede a eficácia do Plano de Emergência (PLEM) nos aeroportos da Rede Infraero, avalia a prontidão dos profissionais envolvidos nos procedimentos de socorro e testa todos os recursos disponibilizados para situações reais.
O exercício deste ano simulou um acidente de uma aeronave com 20 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, que chegava de Guarulhos (SP). Durante o pouso, a aeronave perdeu o controle, saiu da pista e incendiou. Os primeiros procedimentos de combate ao incêndio e de resgate das vítimas foram realizados pela equipe de profissionais do aeroporto e pelos 88 novos voluntários capacitados no Curso de Formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE). Em seguida, as vítimas foram transportadas para hospitais da cidade.
“Esse treinamento estuda todas as possibilidades para salvar vidas, detectando as falhas que não podem ser cometidas em situações reais. Ele avalia os equipamentos e principalmente capacita pessoas, que ficam mais familiarizadas com a ação, tornando-as mais eficazes e assertivas”, ressaltou o superintendente de João Pessoa, Alexandre Silva.
A atividade mobilizou ainda órgãos municipais, estaduais, federais e privados e não afetou a operacionalidade do aeroporto, cumprindo as normas estabelecidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Infraero.
Por: Assessoria de Imprensa - Infraero
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Avião da TAM tem problema no motor e retorna ao aeroporto de Natal
Um avião da TAM que decolou do aeroporto de Natal com destino a São Paulo na manhã de sábado (19) foi obrigado a retornar por causa de um problema no motor.
Segundo a TAM, o capô de um dos motores da aeronave se desprendeu durante a decolagem, às 7h36. A companhia afirma que o problema não afetou o desempenho dos motores, e que o avião retornou ao aeroporto em cumprimento aos procedimentos de segurança.
Victor Ruscinc, um dos 166 passageiros do voo, filmou com seu celular o momento em que a peça se desprendeu e bateu no avião. O vídeo também flagrou o desespero de alguns passageiros, que chegaram a pensar que a asa da aeronave estava avariada.
O auditor José Augusto de Mello estava no avião com a mulher voltando para Jaú (287 km de SP) após sua viagem de aposentadoria.
"Aconteceu bem na hora da velocidade máxima, foi um barulho muito forte, a gente não sabia o que estava acontecendo. Foi um pânico geral, todo mundo levantou e começou a gritar. A carenagem bateu em cima da janela, se batesse no meio poderia ter quebrado e seria uma tragédia", disse.
Antes de voltar, o Airbus A320 sobrevoou a capital potiguar por cerca de uma hora, para diminuir a quantidade de combustível nos tanques.
"As aeromoças ficaram bem nervosas, o piloto também. Ele disse que não era uma coisa normal, mas não deu nenhuma explicação técnica. Foi uma agonia só, parecia que a hora não passava lá em cima", disse Mello.
O voo JJ3317 pousou no aeroporto Augusto Severo às 8h42. A companhia diz que prestou auxílio aos passageiros, que foram acomodados em um novo voo com destino ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), às 12h35.
Por meio de nota, a TAM lamentou "os transtornos experimentados pelos clientes", e informou que os motivos que levaram a peça se soltar ainda estão sendo apurados.
Fonte: UOL
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Nova aeronave da TAM de prefixo PR-MYS no Castro Pinto
Foto registrada ainda na fábrica da Airbus em Toulouse, França. Com o prefixo de testes D-AUBU
Por:Spotter In JPA
sexta-feira, 11 de maio de 2012
[CURIOSIDADES] Por que os aviões a jato deixam um rastro no céu?
Porque o vapor d´água que sai de suas turbinas congela na hora, transformando-se em cristais de gelo suspensos na atmosfera. Isso, porém, não acontece sob qualquer circunstância. O ar precisa estar a uma temperatura de pelo menos 35ºC negativos, ou seja: o avião tem que voar a pelo menos 10 quilômetros de altura, se estiver nas regiões equatorial ou temperada, ou a 5 quilômetros, nas de clima mais frio.
Além disso, a umidade relativa do ar deve estar em torno de 65%. Sem falar que a trilha só é visível se o céu estiver limpo, com poucas nuvens. Se, além das circunstâncias favoráveis, já houverem cristais de gelo suspensos na atmosfera, eles se juntam ao rastro da aeronave. Assim, a trilha pode crescer e ficar no ar por várias horas.
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Avião russo com 46 pessoas desaparece na Indonésia
Um avião desapareceu nesta quarta-feira na Indonésia com 46 pessoas a bordo, oito russos e 38 indonésios, enquanto realizava um voo de exibição, informaram fontes oficiais. Um porta-voz da Agência Nacional de Busca e Resgate disse que a aeronave modelo Superjet 100, do fabricante russo Sukhoi, perdeu o contato com os radares quando sobrevoava uma montanha próxima à cidade de Bogor, cerca de 60 quilômetros ao sul de Jacarta.
"A aeronave desapareceu de nossos radares na região de Bogor (sul de Jacarta). Iniciamos os trabalhos de busca e ainda não sabemos se caiu", afirmou Gagah Prakoso, porta-voz da agência. As forças de resgate indonésias enviaram dez helicópteros à área para localizar o avião que decolou do aeroporto Halim Perdana, de Jacarta, para um voo de 30 minutos. A aeronave realizava uma viagem pela Ásia organizada pelo fabricante russo justamente para demonstrar as virtudes do Superjet 100 (SSJ100), um modelo para uso civil que acaba de obter o certificado europeu.
O voo era parte de uma campanha de publicidade que o fabricante Sukhoi realiza em vários países, clientes potenciais, como Paquistão, Mianmar, Laos ou Vietnã. Os passageiros haviam sido convidados a participar no voo de demonstração, durante o qual o avião deveria dar várias voltas na região antes de pousar, explicou Herry Bakti, funcionário do setor de transporte aéreo do ministério dos Transportes.
Entre os passageiros, estão membros do Ministério de Transporte da Indonésia, responsáveis de companhias aéreas domésticas e representantes da embaixada russa em Jacarta, segundo a imprensa local. A montanha da região se chama Salak e tem 2.211 metros acima do nível do mar.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Aeroportos de Campina Grande e Joinville recebem sistema de monitoramento de bagagens
Os aeroportos de Campina Grande (PB) e Joinville (SC) implantaram neste mês os sistemas de monitoramento de bagagens. Com o equipamento, os passageiros desses aeroportos podem observar em tempo real, por meio de monitores instalados na área de desembarque, o trajeto das bagagens desde o momento em que são colocadas na esteira até a entrega final aos usuários. Em Campina Grande, a iniciativa foi implantada nesta segunda-feira (7/5). Já em Joinville, o sistema foi instalado no dia 2/5.
A iniciativa faz parte do programa “De Olho na Mala”, coordenado pela Superintendência de Segurança Aeroportuária da Infraero. A ação prevê a implantação de sistemas de monitoramento das bagagens em todos os aeroportos da Rede no longo prazo, com o objetivo de aumentar a transparência do processo de restituição.
Além de Campina Grande e Joinville, outros 11 aeroportos já contam com o sistema: Galeão (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Manaus, Tabatinga e Tefé (AM), Palmas (TO), Marabá (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR).
“O sistema traz um benefício muito grande aos passageiros, que passam a contar com uma medida a mais de segurança e também podem conhecer melhor como funciona o processo de devolução das bagagens”, afirmou o superintendente de Campina Grande, Nilson Suassuna.
Por: INFRAERO
segunda-feira, 7 de maio de 2012
quarta-feira, 2 de maio de 2012
Tam Fidelidade recebe Freddie Awards
O Tam Fidelidade, programa de fidelização da Tam Linhas Aéreas, acaba de receber o prêmio Freddie Awards na categoria “Best redemption ability”, que avalia a melhor disponibilidade de resgates entre os programas de fidelidade das companhias aéreas das Américas. A escolha foi baseada em votos dos próprios passageiros, que atribuíram ao programa a nota de 9,57 – a maior registrada em qualquer categoria. Concorriam também o American AAdvantage (American Airlines), o Delta SkyMiles (Delta) e o Southwest Rapid Rewards (Southwest).
"Sermos eleitos como o melhor programa de fidelização do continente é gratificante. Melhor ainda é receber esta homenagem por meio do reconhecimento dos clientes que votaram no Programa Tam Fidelidade", relata Renato Ramos, gerente de marketing do Tam Fidelidade.
PR-AYY no Castro Pinto nessa tarde de quarta-feira
Nesta tarde de quarta-feira 02/05 veio ao Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto a aeronave Embraer 195 de prefixo PR-AYY da Azul Linhas Aéreas batizada de "SORRISO AZUL". A aeronave cumpriu os voos AD 4262 VCP-GIG-JPA e AD 4269 JPA-GIG-VCP. A aeronave pousou as 15:05 hrs e decolou às 15:40 hrs.
Por: Spotter In JPA
terça-feira, 1 de maio de 2012
Hoje PR-MBO Pintura Star Alliance no Castro Pinto
Está a caminho do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto a aeronave A320 de matrícula PR-MBO com pintura da Star Alliance da Tam Linhas Aéreas. A aeronave está cumprindo o voo JJ 3356 GRU-JPA e provavelmente o voo JJ 3357 JPA-GRU. O pouso está previsto para as 15:00 hrs e decolagem às 15:45 hrs.
Por: Spotter In JPA
Assinar:
Postagens (Atom)