Um panorama inédito da aviação do Brasil. Essa é a pesquisaO Brasil que Voa, que mostra quem é o passageiro brasileiro, as rotas de deslocamento e as áreas de influência dos aeroportos.
O estudo é o mais completo levantamento do setor já realizado. Para chegar a esses dados, durante todo o ano de 2014, a Secretaria de Aviação Civil - em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) - realizou 150 mil entrevistas em 65 aeroportos que são responsáveis por 98% da movimentação aérea do País.
Agora, é possível saber quais são os hábitos de voo da população, seus motivos e suas preferências de viagem.
Mais do que isso, estão disponíveis quais são os 3.590 municípios de origem ou destino de voos domésticos (64% do total de cidades no País) e também os trechos de viagem para os quais não existem voos diretos atualmente, mas que são mercado potencial para voos diários com ocupação entre 50% e 85% das aeronaves.
A pesquisa traz, ainda, uma análise inédita com a quantidade de cidades atendidas por cada um desses 65 aeroportos, ou seja, mostra de onde vem o fluxo de passageiros dos terminais brasileiros.
Retirado de uma das tabelas de O Brasil que Voa, vemos os 20 maiores fluxos entre João Pessoa e outros municípios em 2014: