A companhia aérea Azul, acaba de receber a autorização da Anac – Agência Nacional da Aviação Civil, para a utilização integral do EFB – Eletronic Flight Bag Class II (Bolsa de voo eletrônica), que consiste em um avançado equipamento de bordo, instalado com o objetivo de servir como uma “central eletrônica de informações”.
Nele, são disponibilizados documentos e manuais eletrônicos, software para cálculos de desempenho, peso e balanceamento, cartas eletrônicas para navegação, além de várias outras funções importantes as operações de voo, dispensando totalmente o uso de impressos.
Os EFBs classe II estão presentes em todos os jatos da companhia, e funcionam como um painel adicional do avião que, ao contrário dos demais EFBs (classe I), permitem eliminar 100% dos papeis a bordo, exceto os Qrh – guias de referência rápida de voo.
A certificação desse equipamento traz grandes benefícios às operações da companhia, além de serem mais sustentáveis. O Vice-presidente técnico-operacional da companhia, o Comandante Miguel Dau, afirma: “O equipamento fornece aos pilotos todas as informações necessárias durante o voo, conferindo mais segurança e navegabilidade”.
Além dos jatos Embraer, a companhia aguarda a aprovação da ANAC para certificar também a frota dos novos turboélices ATR 72-600, equipados com o mesmo modelo de EFB. Quando aprovado, a companhia deverá passar a utilizar o EFB em toda sua frota até o final de 2012.
Fonte: Mercados & Eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário