A companhia aérea TAM apresentou nesta quarta-feira
sua nova estratégia de marketing para 2012, e, apesar da campanha se estender
por todo o ano, a fusão em andamento com a chilena LAN ainda não será abordada.
Primeiramente, a campanha da TAM será destinada ao
mercado local, e somente no segundo semestre chegará a outros países, segundo a
vice-presidente comercial e de marketing da empresa, Cláudia Sender. "Isso
(chegada da campanha a outros países na segunda metade do ano) não tem a ver
com a fusão, não há mudança de estratégia no curto prazo", afirmou a
executiva a jornalistas. "Ainda não há nenhum plano de comunicação
conjunta com a LAN. Ainda são duas empresas separadas", disse.
A conclusão da fusão das duas companhias aéreas,
que criará a Latam, maior grupo aéreo da América Latina, está prevista para o
segundo trimestre desde ano. Entre as estratégias de marketing da TAM, que
começam a ser veiculadas no próximo domingo, estão as promoções de tarifas
aéreas, embora a tendência de recuperação dos yields - referência do preço das
passagens - deva ser mantida.
"Promoção sempre existe, mas existem regras,
como horário. Queremos promoções o ano todo, mas a tendência de recuperação dos
yields deve ser mantida", afirmou o diretor comercial da TAM, Klaus
Künhast. As promoções da TAM este ano devem ser destaque para a estratégia da
companhia, visto que um dos objetivos é atrair a classe C, como pessoas que
nunca viajaram de avião. De acordo com estimativas da companhia, o mercado
brasileiro transportou 7 milhões de passageiros que voavam pela primeira vez no
ano passado.
Apesar de não
divulgar o quanto será investido em marketing em 2012, a TAM informou que o
montante será superior ao registrado em 2010 e 2011.
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