TAM e Gol registraram queda na demanda de passageiros no mês de março, mês em que o setor avançou apenas 1,27%.
O volume de passageiros por quilômetro transportados pela TAM caiu 7,73%, enquanto o da Gol caiu 10%. Em março do ano passado, a TAM cresceu 40,41% e a Gol, 35,3%.
A queda na demanda foi acompanhada de uma retração ou estabilização na oferta de assentos, mas não o suficiente para estancar a queda na taxa de ocupação dos aviões. A Gol diminuiu sua oferta em 2,91%, e a TAM expandiu em 0,95%.
A retração de TAM e Gol, que registraram juntas prejuízo de mais de R$ 1 bilhão no ano passado, reflete uma tentativa de recuperação de margens, com redução de promoções e aumento do preço das passagens. Com o aumento no preço das passagens, muitos passageiros deixaram de voar.
Diante do recuo na operação das duas líderes, a concorrência aproveitou para ganhar mercado. A Azul registrou um crescimento de demanda de 31,79%, 4 pontos porcentuais abaixo do crescimento da sua oferta de assentos. Já a Avianca mais que dobrou a oferta (114,6%) e viu sua demanda crescer ainda mais (131%).
Empresa adquirida pela Gol no ano passado, a Webjet também registrou forte expansão, de 25%, com aumento da demanda acompanhando o crescimento da oferta de assentos.
Fonte: TribunaHoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário