terça-feira, 8 de outubro de 2013

Natal e João Pessoa ganham novos voos


Dois destinos do Nordeste que sempre alegam malha aérea reduzida terão novos voos nos próximos meses. A Gol anuncia frequência para Natal. Serão os voos 1256 e 1257, que ligarão a capital potiguar à Região Norte do País. Os voos mais recentes, sem escalas, de Natal para São Luís, Belém e Manaus foram da Varig, Vasp e Transbrasil. 

Na ida, o novo voo da Gol fará a rota Salvador-Natal-Fortaleza-São Luís-Belém-Manaus. Pousa em Natal às 15h30 e sai às 16h para Fortaleza. Na volta o percurso será o inverso. Sai de Manaus e faz escalas em Belém, São Luís e Fortaleza, com chegada em Natal às 11h53 e saída às 12h23 para Salvador.

Já João Pessoa ganhou novo voo da Avianca, desta vez do Rio de Janeiro. A única frequência da aérea na capital paraibana também é direta, para Brasília. A nova operação começa no dia 16 de dezembro. O trecho GIG-JPA sairá às 21h10 do Rio, com chegada a João Pessoa às 23h55. O retorno à capital carioca acontece às 5h, com pouso às 7h40 no Galeão. 

A partir de 27 de dezembro a capital paraibana ganha voo extra da Tam, também do Rio de Jeneiro. Pousará no aeroporto Castro Pinto às 18h, com retorno às 19h28. A Azul aguarda liberação da Anac para também operar voos extras para João Pessoa no verão, a partir de Campinas.

Por: PANROTAS

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

AVIANCA solicita segunda ligação aérea para João Pessoa


A Avianca Brasil solicitou a Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, pedido de inclusão de uma nova frequência para o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto na grande João Pessoa.

De acordo com a solicitação, os novos voos serão operados no turno da noite e manhã, no mês de Dezembro na rota entre Rio de Janeiro/Galeão (GIG) e João Pessoa (JPA), a grande novidade nestes novos voos serão os horários de chegada e partida em João Pessoa, que ocorrerão no turno da noite e manhã.

A segunda ligação da Avianca em João Pessoa, já era esperada e era uma reinvidicação do Trade Paraibano, que desde Agosto de 2012 estava na expectativa de um segundo da Avianca em João Pessoa, ainda no fim do ano passado já havíamos comentado aqui em nosso portal sobre uma segunda ligação e que o voo seria durante a noite com pernoite na capital.

Veja logo abaixo o pedido de inclusão do novo voo da Empresa no Aeroporto Castro Pinto.

Voo - Aeronave - Frequência - Data de Início - Aeroportos e Horários

06 6136 - A318 - Diário - 16/12/2013 - Rio de Janeiro/Galeão (GIG) 20h:53min - João Pessoa (JPA) 23h:53min

06 6137 - A318 - Diário - 17/12/2013 - João Pessoa (JPA) 05h:10min - Rio de Janeiro/Galeão (GIG) 08h:34min


Por: Redação - Spotter JPA no Ar

terça-feira, 30 de julho de 2013

Procon suspende vendas da Avianca em Pernambuco


O Procon-PE suspendeu temporariamente a venda de passagens aéreas da Avianca em Pernambuco para viagens que tenham origem no Estado - a medida teve início hoje e permancerá em vigor até o próximo dia 6. 

Segundo o órgão, a penalidade é justificada pelo cancelamento do voo 6311, que liga Recife a Guarulhos, por três vezes seguidas entre domingo e segunda-feira, dias 28 e 29 de julho, respectivamente. O Procon-PE comunicou ainda que a aérea não teria prestado a assistência devida aos passageiros, além de supostamente não ter informados aos passageiros os direitos previstos na resolução 141 da Anac. 

O órgão lavrou dois autos de constatação contra a Avianca nos quais serão estabelecidas multas que, no final do processo administrativo, poderão ultrapassar R$ 500 mil. Para verificar o cumprimento da medida cautelar da suspensão de comercialização das passagens com origem em Pernambuco, fiscais estarão de plantão nos aeroportos do Estado.

A assessoria de imprensa da Avianca informou que a companhia prestou todo o apoio necessário aos passageiros, inclusive embarcando-os em voos de outras empresas. Em relação à proibição da venda de passagens, a assessoria revelou que o departamento jurídico da Avianca está tomando as devidas providências.

Por: Panrotas 


Por enquanto não se pode comprar qualquer passagem pela Avianca Brasil com Origem/Destino as cidades atendidas (Recife e Petrolina) pela cia no estado de Pernambuco. 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Pacotes da Azul para João Pessoa


Passe 03 noites na cidade brasileira onde o sol nasce primeiro!

Pacotes para João Pessoa com passagens ida e volta, hospedagem, traslado aeroporto/hotel/aeroporto e café da manhã.
A partir de 10x de R$ 67,00.

Confira: http://goo.gl/8Z2ng


sábado, 6 de julho de 2013

Acidente de avião em San Francisco deixa 2 mortos e 16 feridos

Pelo menos dois passageiros do voo 214 da Asiana Airlines morreram e 16 ficaram gravemente feridos quando o avião Boeing 777 sofreu um acidente neste sábado ao aterrissar no aeroporto internacional de San Francisco, informaram fontes do hospital da cidade e autoridades locais.
Outras 60 pessoas ainda estão desaparecidas, segundo o chefe do serviço de bombeiros, citado pela rede "CNN".
O avião chegava de Seul com 291 passageiros e 16 tripulantes a bordo, e não tinha assinalado à torre nenhuma anomalia ao começar a aterrissagem, às 11h36 (horário local, 15h36 de Brasília).
Fontes do FBI (polícia federal americana) disseram que não há indícios por enquanto de nenhuma ação terrorista relacionada com o fato, segundo a emissora "ABC7 News".
A Junta Nacional para Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) deslocou suas equipes para o local do acidente para investigar as causas. Também a companhia Boeing ofereceu sua colaboração técnica a fim de esclarecer o sucedido.
Aparentemente, o avião realizou a manobra de aterrissagem com um ângulo anormal e bateu na pista com a parte traseira.
Como consequência disso, o piloto perdeu o controle e o aparelho se arrastou envolvido em uma densa coluna de fumaça branca até que parou.
Cerca de 190 pessoas conseguiram escapar por duas portas no lado esquerdo da aeronave usando as rampas infláveis para as saídas de emergência, antes que a aeronave pegasse fogo.
Os vídeos feitos por testemunhas e pelas estações de televisão mostram a parte alta da fuselagem do Boeing queimada até a metade da cabine, e os aerofólios da direita amassados, com a ruptura de um dos motores. A cauda do avião aparece totalmente solta.
Quarenta e oito pessoas precisaram ser hospitalizadas, segundo o departamento de bombeiros de San Francisco.
A porta-voz do Hospital Geral da cidade disse que dos dez feridos que estavam sendo tratados ali, oito eram adultos e duas crianças, todos eles com ferimentos graves como queimaduras, fraturas e traumatismos internos.
O prefeito de San Francisco, Ed Lee, pediu paciência na hora de fazer um balanço porque ainda há passageiros cujo paradeiro se desconhece.
O fechamento das operações no aeroporto de San Francisco repercutiu na suspensão de voos e desvios de aviões para centenas de aeroportos de todo o país.

TAM inicia mais 2 voos no Aeroporto Pres. Castro Pinto


A TAM Linhas aéreas iniciou mais 2 voos para o Aeroporto Intl. Pres. Castro Pinto na Grande João Pessoa, são eles JJ 3830 e JJ 3831, todos operados com Airbus A320 com capacidade para 174 passageiros.

JJ 3830 | Rio de Janeiro/Galeão - João Pessoa | 12:38 - 15:35 | A320 | 174 pax
JJ 3831 | João Pessoa - Rio de Janeiro/Galeão | 16:10 - 19:21 | A320 | 174 pax

sábado, 29 de junho de 2013

Desembarques no Castro Pinto têm crescimento de 1,26% em cinco meses


A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) informou nesta sexta-feira (28) que houve um aumento de 1,26% no número de desembarques no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, nos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2012. Por outro lado, houve uma queda de 10,02% em relação ao número de embarques comparados os mesmos períodos.

Essa distorção leva a crer que a Paraíba tem mantido crescimento no movimento de passageiros chegando - o que pode vim a ser turistas -, mas os moradores locais devem estar utilizando o Aeroporto do Recife para deixar o Estado. Preços pouco competitivos e malha aérea deficitária podem ser dois bons motivos para justificar a distorção.

Movimento em maio

No mês de maio, a Infraero informou que houve um aumento de 8,75% no número de desembarques no Aeroporto Castro Pinto em relação ao mesmo período de 2012. Cruzaram os portões do aeroporto para deixar o Estado 50.324 passageiros em maio de 2013, contra 46.273 pessoas em maio do ano passado. No ano, houve queda nos meses de janeiro, fevereiro e abril.

Já em relação aos embarques, houve uma alta de 7,48%, em maio de 2013, em relação ao mesmo período de 2012. A Infraero registrou quedas no número de embarques em janeiro e fevereiro. Os dados são fornecidos pelas quatro companhias aéreas que operam no Castro Pinto - Azul, TAM, Avianca e Gol.

Vídeo: Decolagem do Aeroporto Castro Pinto - Voo TAM 3159


Descrição do vídeo:
Decolagem do Aeroporto Intl. Presidente Castro Pinto
Aeronave: A320
Matrícula: PR-MHU
Voo: JJ 3159 JPA-REC
Assentoo: 9A
TAM Linhas Aéreas

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Novo Airbus A320 PR-TYA da TAM está a caminho do Castro Pinto


Está a caminho do Aeroporto Intl. Presidente Castro Pinto a nova aeronave da LATAM Airlines Group recententemente adquirida e operada pela TAM Linhas Aéreas, se trata da 200º aeronave do modelo A320 da Airbus de matrícula PR-TYA equipada com Sharklet, tecnologia instalada na ponta das asas para economizar combustível. 
A aeronave está cumprindo o voo 3356 Guarulhos/SP - João Pessoa com horários programados  de chegada às 14:44min e de partida no voo 3357 João Pessoa - Guarulhos/SP às 15:27.

MAIS DETALHES DA AERONAVE:

Número de série: 5643
Tipo: 320-214
Primeira data do voo: 03/06/2013
Data de entrega à TAM: 17/06/2013
Registo de teste: F-WWIO
Idade da aeronave: 0,1 anos (1 mês)
Configuração do assento: Y174 (174 assentos na economica)
Motores: 2 x CFMI CFM56-5B4 / P

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Novos horários da TRIP à vigorar


A TRIP Linhas Aéreas solicitou ao Hotran - ANAC novos horários para os voos que partem de Salvador com destino final Fortaleza e escalas em Maceió e João Pessoa, e no trecho inverso também. Os voos com horários alterados são T4 5384 e T4 5591, com isso os voos terão seus horários adiantados em relação ao horário atual.

Mais detalhes abaixo:

Nº voo | Origem - Destino | Aeronave (capacidade) 

TIB 5384 - SSA 08h12 - MCZ 09h35 – AT72 (68pax)
TIB 5384 - MCZ 10h05 - JPA 11h00 – AT72 
(68pax)
TIB 5384 - JPA 11h25  - FOR 12h57 – AT72 
(68pax)

TIB 5591 - FOR 13h34 - JPA 15h10 – AT72 
(68pax)
TIB 5591 - JPA 15h45 - MCZ 16h40 – AT72 
(68pax)
TIB 5591 - MCZ 17h10 - SSA 18h38 – AT72 
(68pax)

Fonte: Spotter In JPA com dados da ANAC

sábado, 15 de junho de 2013

Reforma em Recife muda malha da Copa Airlines


Em virtude das obras de reparação da pista do Aeroporto Internacional de Recife, a Copa Airlines alterou os horários dos seus quatro voos semanais entre a capital pernambucana e a Cidade do Panamá. 

O voo CM 166, que antes saía à 1h47 da madrugada, a partir do mês de setembro passa a decolar às 11h55 (CM 402), com chegada ao destino às 17h15. O retorno da capital panamenha, pelo voo CM 167, acontece às 21h54 e o desembarque na capital pernambucana, às 7h14 (CM 403).

A rota é operada por aeronaves Boeing 737-700 com capacidade para 124 passageiros, sendo 12 na classe executiva e 112 na econômica. Os agentes de viagens que necessitarem de mais informações poderão contatar a companhia aérea pelo número (11) 3549-9550.

Fonte: PANROTAS

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Voo da Gol de João Pessoa para Guarulhos/SP faz pouso de emergência no Galeão/RJ


O voo 1181 da GOL com origem de João Pessoa e destino final Guarulhos/SP nesta manhã fez um pouso de emergência no Aeroporto do Galeão/RJ. A aeronave tentou pousar no Aeroporto de Guarulhos mas por causa da forte neblina não obteve êxito, então o Boeing 737-800 de prefixo PR-GUF com 138 passageiros a bordo alternou para o Galeão e como o avião estava  sem muito combustível foi declarado emergência.

O pouso de emergência ocorreu às 06:40 da manhã os confirmou que nesta manhã 39 voos foram desviados por causa das condições meteorológicas.

Fonte: Via Fala Brasil/Rede Record

segunda-feira, 10 de junho de 2013

João Pessoa tem tarifas aéreas mais caras do NE


João Pessoa é a cidade que possui as tarifas aéreas mais caras entre todas as capitais do Nordeste. Segundo a pesquisa “Redes e fluxos do Território – Ligações Aéreas 2010”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o custo médio para realizar viagens a partir da capital paraibana é de R$ 411,95, quase o dobro do valor cobrado em Salvador (BA), que tem as passagens mais baratas da região (R$ 210,73, em média). Além dos valores elevados, João Pessoa é também a capital nordestina que demanda mais tempo de viagem para chegar ao destino final (4h59, em média).

Fatores como os preços das passagens e o tempo das viagens tornam o acesso a João Pessoa mais difícil e as capitais vizinhas Recife (PE) e Natal (RN) tornam-se opções para passageiros que partem ou estão chegando a João Pessoa. Com as obras de duplicação da BR-101 praticamente concluídas, é possível viajar da capital pernambucana para João Pessoa (120 quilômetros de distância) em aproximadamente duas horas. O valor médio da tarifa em Recife, conforme o IBGE, é de R$ 268,09 – 53% mais barata em relação a João Pessoa.

Entre os passageiros, há o consenso de que o valor cobrado nem sempre compensa o serviço oferecido por aeroportos e companhias aéreas do País. “É difícil encontrar passagens baratas para João Pessoa. Sempre consigo encontrar promoções e preços mais acessíveis para outras cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. São preços que não justificam o serviço oferecido”, afirmou a médica Graça Lins, que viajou da Capital para Brasília na semana passada.

De acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE, as tarifas cobradas pelas companhias aéreas que operam em João Pessoa estão acima inclusive de valores cobrados em cidades nordestinas menores, como Petrolina (PE), cuja tarifa média é R$ 370, e Ilhéus (BA), onde o custo aproximado para embarcar é de R$ 397,09. Com uma tarifa média de R$ 503,55, Campina Grande tem a segunda passagem aérea mais cara do Nordeste, ficando à frente apenas de Juazeiro do Norte, no Ceará (R$ 535,90).

Gastos

Para o aposentado Teseu Lins, que gosta de viajar para destinos pouco comuns, o maior empecilho é o tempo gasto para chegar às cidades que não possuem voos direitos saindo da Capital. Isso porque João Pessoa está ligada diretamente apenas às cidades de Campinas (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

“Quando viajei para Manaus, saí daqui (João Pessoa) às 5h e só cheguei ao destino às 14h. Isso porque precisamos fazer conexões em Salvador e Brasília. Mesmo sendo uma viagem a lazer, é ruim porque já chegamos cansado ao lugar. Acho que a situação está melhorando aos poucos, mas ainda não é o ideal por causa do número crescente de turistas na cidade”, disse.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Nordeste terá fretamentos para Orlando


Depois da agência Arituba e das representações da Tap Partner e da Delta Vacaccione Nordeste, além dos hotéis Arituba Park e Best Western Premier Majestic, todos em Natal, o empresário Abdon Gosson anuncia agora a operadora Prime Travel, também sediada na capital potiguar.

O primeiro produto da empresa é o fretamento exclusivo de três capitais do Nordeste para Orlando, com escala técnica em Barbados. A operação estreia em 1º de agosto, na rota Recife-Orlando. No dia seguinte o voo sai de Fortaleza. No dia 3 de agosto, será a vez de Natal-Orlando.

A aeronave utilizada será o Boeing 737-400 da Pop Brasil, empresa charteira pertence a três empresários brasileiros e que dispõe de seis aeronaves. A configuração do avião que ligará o Nordeste a Orlando prevê 128 passageiros em classe econômica e oito na executiva. Os pacotes oferecidos nas três capitais são de uma semana, com aéreo e terrestre.

"Nossa ideia é manter voos quinzenais para Orlando dessas três capitais do Nordeste. Vamos ver como o mercado se comporta. A julgar pela procura dos primeiros voos, podemos até pensar, em futuro próximo, em voos semanais. Se houver demanda, garantimos a oferta", comenta o empresário.

Fonte: PANROTAS

“Tam não ajuda o turismo de João Pessoa”, diz PBTur


MATA DE SÃO JOÃO (BA) – A presidente da PBTur, Ruth Avelino (foto), disse hoje que a Tam não ajuda o turismo em João Pessoa, já que a companhia aérea retirou, no ano passado, dois voos importantes da capital paraibana. “Não entendo essa decisão da Tam, já que a Infraero disse que essas operações registravam uma ocupação média de 80%”, comentou. De acordo com Ruth, João Pessoa recebeu 1,2 milhão de turistas, movimento que, segundo ela, não justifica o cancelamento.

“Nosso aeroporto tem infraestrutura para receber mais voos. Das quatro principais companhias aéreas que temos hoje no País, a Tam é a única que não ajuda o turismo paraibano. Por outro lado, a Azul é a nossa grande parceira, com cinco operações regulares na capital”, disse. “A Avianca também tem mostrado interesse em ampliar sua malha em João Pessoa”, completou. 

Fonte: PANROTAS

terça-feira, 4 de junho de 2013

Anac — tarifa de conexão terá preço máximo de R$ 7


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) definiu regras para a cobrança de tarifas de conexão de voos domésticos e internacionais. O preço máximo a ser cobrado será R$ 7 por passageiro em aeroportos com classificação de primeira categoria (de acordo com a movimentação e a infraestrutura). O valor é pago pelas empresas áreas.

De acordo com a tabela publicada hoje (2) noDiário Oficial da União, a quantia máxima a ser cobrada varia de acordo com a categoria dos aeroportos e terá o mesmo valor para voos domésticos e internacionais. A medida não altera a tarifa de embarque, paga pelo consumidor, e entra em vigor em 45 dias.

Aeroportos classificados como de segunda categoria terão uma tarifa máxima de R$ 5,50. Para os de terceira categoria, o valor a ser cobrado será de, no máximo, R$ 4,50, e os de quarta categoria, R$ 3.

Segundo a resolução da Anac, as empresas não precisam pagar a taxa referente a passageiros de aeronaves em voo de retorno, por motivos de ordem técnica ou meteorológica ou, ainda, em caso de acidente, por ocasião do reembarque; passageiros com idade inferior a dois anos; inspetores de aviação civil, quando no exercício de suas funções; passageiros convidados do governo brasileiro.

A Anac informa, ainda, que as tarifas não se aplicam aos aeroportos públicos que estejam sob condições tarifárias específicas definidas em ato de autorização ou contrato de concessão.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Avianca estreia Airbus 318 em João Pessoa como voo diário


A Avianca Brasil, a partir de amanhã 03/06 (segunda-feira), passará a operar com um Airbus 318 no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, a aeronave irá substituir os MK-28 que antes eram operados na rota entre Brasília e João Pessoa e vice-versa. Com com essa modificação a cia aérea aumenta em 20 o número de assentos oferecidos, passando assim de 100 para 120 lugares. 


 Abaixo, mais informações dos horários programados:

O6 6344 - A318 -  Diário - Brasília (11:58) > João Pessoa (14:50)

O6 6345 - A318 - Diário - 
João Pessoa (15:30) > Brasília (18:27)

A aeronave que está a caminho é o A318 de matrícula PR-ONI, o voo que estava previsto para decolar as 11:58min só decolou de 12:40min, com 42 min de atraso. Acompanhe o voo 6344 pelo FlightRadar24.com.


  • Airline: Avianca Brasil
  • Flight: O66344
  • From: Brasilia, Pres. Juscelino Kubitschek (BSB)
  • To: Joao Pessoa, Castro Pinto (JPA)
  • Aircraft: Airbus A318-121 (A318)
  • Delivered: 26/02/2013
  • Reg: PR-ONI (ex:CC-CVV)
  • Velocid. Cruzeiro: 875 km/h 
  • Engines: 2x PW PW6122A

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Avianca Brasil solicita alteração de aeronave para o Castro Pinto


A Avianca Brasil solicitou à ANAC a alteração da aeronave que realiza os voos entre as cidades de Brasília e João Pessoa. Os voos 6344/6345 hoje são operados por Fokker MK 28 com capacidade para 100 passageiros e se aprovado a aeronave que irá substituir será o Airbus A318 com capacidade para 120 passageiros a partir do mês de Junho de 2013.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

TAM anuncia voo extra para João Pessoa no período junino


A TAM Linhas Aéreas comunicou o início de um voo extra com destino ao Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, durante o período de São João. O primeiro voo chegará no dia dois de junho, do Rio de Janeiro, às 2h20, retornando às 2h50 para o Aeroporto Internacional do Galeão. Serão sete voos previstos para os dias 4, 5, 8, 11 e 12 de junho.

De acordo com a gerente de operações da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Ana Carla Lucena, os voos serão operados para atender o aumento da demanda provocada pelas festas juninas na Paraíba, em especial, na própria capital paraibana e em Campina Grande.

A Gol Linhas Inteligentes também deverá iniciar voos extras no período junino na Paraíba, mas Ana Carla informou que até ontem não havia recebido nenhum comunicado oficial sobre aumento de voos para o período. “Nós recebemos comunicado oficial apenas da TAM, sobre os voos para o período junino”, informou a gerente da Infraero, que administra o Castro Pinto.

O voo extra da Gol ainda está sendo negociado, conforme informou o secretário de Turismo de João Pessoa, Beto Brunet. De acordo com o executivo, está praticamente tudo certo para essa operação extra, que deverá ser feita em parceria entre a Setur, a companhia aérea e a Operadora CVC. O voo viria de São Paulo, direto para a capital paraibana. “Estamos aguardando apenas o sinal positivo da CVC para que sejam iniciadas as vendas”, revelou o secretário.

Por: Edson Verber e Fábio Cardoso - Jornal Correio da Paraíba

sexta-feira, 5 de abril de 2013

AZUL já vende passagens para Maceió, Fortaleza e Salvador


A Azul junto com a TRIP Linhas Aéreas já estão vendendo passagens para os novos destinos Maceió e Fortaleza (voo direto) e Salvador (voo com escala), os voos serão operados com a aeronave ATR-72 com capacidade de transporte para 68 passageiros. As passagens já estão sendo comercializadas e a operações desses voos se iniciam a partir de 15 de ABRIL.

No trecho JPA-MCZ as passagens estão sendo vendidas a partir de R$ 99,90 e o tempo de voo entre as duas capitais é de 01 hora de duração

Já no trecho JPA-FOR o trecho está sendo vendido a partir de R$ 299,90 e com 1h30min de duração de voo.

O trecho que liga Salvador à Fortaleza com escalas em Maceió e João Pessoa está sendo vendido entre R$ 199,90 e R$ 429,90 e com 4he36min de duração de voo.

Para mais informações acesse: www.voeazul.com.br

Por Spotter In JPA

Anac autoriza voo entre quatro capitais do Nordeste


A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, confirmou nesta terça-feira (02) que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou dois novos voos que serão operados pela Azul-Trip ligando quatro capitais nordestinas - Salvador, Maceió, João Pessoa e Fortaleza. Os voos começam a ser operados a partir do dia 15 de abril, com um ATR-72, com capacidade de atender 68 passageiros.

De acordo com Alexandre Oliveira, superintendente da Infraero no Castro Pinto, os voos terão início a partir de Salvador, de onde decola às 8h49, com chegada em Maceió às 10h05. O voo segue às 10h30 da capital alagoana para João Pessoa, com chegada prevista para às 11h30. Do Castro Pinto o voo segue para Fortaleza às 11h55, com chegada às 13h25. No retorno, o voo sai do Ceará às 16h03, chegando na capital paraibana às 17h50, seguindo às 18h15 para Maceió, onde chega às 19h15. De lá, retorna às 19h40 para Salvador, onde chega às 21h06, encerrando o voo.

Com o início dos dois novos voos, a companhia aérea irá tirar a operação entre João Pessoa e Salvador, que sai às 14h20 do Castro Pinto. Segundo Alexandre Oliveira, os voos foram oficializados nesta terça-feira e representa efetivamente o início da regionalização da malha aérea. “Com essa rota, o paraibano não precisará mais seguir para o Rio de Janeiro ou São Paulo para chegar nas capitais do Norte do País, já que passará a ter uma série de conexões”, enfatizou o executivo.

Atualmente, para um passageiro seguir de João Pessoa para Fortaleza, as opções de conexões impostas pelas companhias aéreas são nos aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, aumentando em até mais de seis horas um voo que tem a duração de quase 1 hora entre as duas capitais nordestinas. A redução do tempo de viagem também pode representar redução do preço da passagem. A Trip ainda não divulgou a tabela de preços das passagens.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Tam deixa Star Alliance: Latam define oneworld como aliança global


A Tam e sua filial no Paraguai deixarão a Star Alliance durante o segundo trimestre de 2014, em data a ser comunicada ainda neste ano. Até lá, o clientes podem usar normalmente os benefícios da Star. A decisão foi tomada já que a empresa agora faz parte do Grupo Latam, após sua fusão com a Lan.

“Avaliamos todas as possibilidades e escolhemos a oneworld porque é a aliança que oferece os melhores benefícios, conexões e produtos aos nossos passageiros, bem como as maiores sinergias para o Grupo Latam. Estamos muito satisfeitos com nossa decisão”, afirma Enrique Cueto, CEO da Latam Airlines.

Marco Antonio Bologna, presidente da Tam, destaca que esta é uma notícia importante para os passageiros da companhia. “Estamos focados em garantir uma transição tranquila para a companhia, nossos parceiros e, o mais importante, nossos clientes”. Segundo ele, a Tam “está mudando para uma aliança em crescimento, que oferecerá as melhores opções de conexão de acordo com o perfil de nossos passageiros”.

A oneworld está presente em mais de 950 aeroportos, em quase 160 países, com mais de 13 mil decolagens diárias, transportando 480 milhões de passageiros por ano, com uma frota combinada de mais de 3,3 mil aviões e possibilitando o acesso a mais de 550 salas VIP nos cinco continentes.

O CEO da oneworld, Bruce Ashby, destacou: “Isso solidifica a duradoura posição de liderança da oneworld na América Latina e oferece uma proposta ainda mais atraente para viajantes internacionais frequentes em todo o mundo. Estamos ansiosos por começar a trabalhar com o Grupo Latam para garantir uma transição tranquila para a oneworld.”

Atualmente, os membros da oneworld são airberlin, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, LAN, Malaysia Airlines, Qantas, Royal Jordanian e S7 Airlines, além de outras 30 afiliadas. SriLankan Airlines e Qatar Airways estão em processo de entrada na aliança.

Por: Mercados & Eventos / Natália Strucchi

Azul Trip pede à Anac voo para João Pessoa com escalas regionais


A Azul Trip Linhas Aéreas solicitou junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Comercial) a inclusão de mais um voo no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. O novo voo, se autorizado, sairá de Salvaodr (BA), com escalas em Maceió (AL), na capital paraibana, de onde seguirá para Fortaleza (CE). O retorno segue a mesma rota.

A presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, está comemorando a possibilidade do novo voo e afirmou que essa luta pela melhoria da malha aérea em João Pessoa é constante no atual Governo, com envolvimento do próprio governador Ricardo Coutinho.

"Desde o ano passado o Governo vem negociando com a Avianca e com a própria Azul novos voos para João Pessoa e também para Campina Grande", enfatizou a executiva.

Por: Turismo em Foco/Fábio Cardoso

Mais detalhes 

TIB 5384 - DSTQQSS 
SSA/MCZ - 08:49 / 10:05
MCZ/JPA - 10:30 / 11:30 
JPA/FOR - 11:55 / 13:25

TIB 5591 - DSTQQSS
FOR/JPA - 16:03 / 17:50
JPA/MCZ - 18:15 / 19:15
MCZ/SSA - 19:40 / 21:06

Operação com ATR 72 a vigorar a partir de 15/04/2013.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Infográfico: Passagens aéreas baratas!

Conseguir passagens aéreas baratas sempre foi uma questão difícil de se resolver quando planejamos uma viagem, nós do Voos com Desconto criamos este infográfico com o intuito de ajudar as pessoas a entenderem algumas maneiras simples e fáceis de comprar passagens aéreas baratas. 

No infográfico você encontra dicas como, maneirar na bagagem, escolher bem as datas e horários, comprar com antecedência entre outras. Veja com atenção o infográfico: passagens aéreas baratas e economize na sua próxima compra de passagens aéreas. 

Confira o infográfico:



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Avião com governador Ricardo Coutinho faz pouso forçado na PB




O avião que conduzia o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), sofreu um acidente no final da manhã desta sexta-feira (25), no distrito de São José da Mata, em Campina Grande. Através de nota, a Secretaria de Comunicação disse que informações preliminares apontam que houve uma falha no trem de pouso, o que obrigou o piloto a fazer um pouso forçado em um aeroclube da cidade.
Ainda de acordo com a Comunicação, quatro pessoas estavam na aeronave. Além de Ricardo Coutinho estavam o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento, Ricardo Barbosa, o ajudante de ordens, capitão Anderson Pessoa e o piloto da aeronave. Ninguém ficou ferido no acidente.
Mapa: pouso forçado do avião do governador da Paraíba (Foto: Arte/G1)
Em entrevista a Rádio Paraíba FM, o governador Ricardo Coutinho falou sobre o susto no momento do pouso. Segundo ele, desde a decolagem já havia sentindo que a aeronave estava voando baixo e sem muita velocidade. "No Aeroclube o avião arremeteu, me parece que não baixou o trem de pouso e se arrastou por cerca de 100 metros, correndo o risco de incendiar", comentou o governador sobre o momento do pouso forçado.
O secretário Ricardo Barbosa, que também estava no avião, relatou que o impacto foi muito forte. “O avião rodopiou e fui jogado diversas vezes. O avião caiu de ‘barriga’, se o bico bate primeiro ou a asa faz o avião virar, poderia ter acontecido uma explosão. Foi tudo muito rápido”, disse o secretário.
O avião permanecerá no aeroclube de Campina Grande para ser submetido a uma vistoria e posterior emissão de laudo técnico informando a causa do incidente. Nilson José da Silva, superintendente do Aeroporto João Suassuna, informou que a Aeronáutica foi acionada e realizará perícia no local, mas o resultado só será divulgado nos próximos 30 dias.

A Polícia Militar está no aeroclube e impede a entrada da imprensa e até mesmo o repasse de informações.
De acordo com Secom, o governador Ricardo Coutinho viajava de João Pessoa a Campina Grande nesta sexta-feira para participar da inauguração de uma Unidade de Policiamento Solidário (UPS) no bairro do Mutirão. Mesmo após o incidente, o governador cumpre a agenda normalmente.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

American Airlines apresenta nova pintura e logomarca em seus aviões


Nesta quinta-feira, dia 17, foi revelada a nova logomarca e a nova pintura que será utilizada pela American Airlines em seus aviões a partir de agora. As medidas fazem parte do novo programa de reestruturação da empresa. Em vídeo institucional, o CEO da empresa, Tim Horton, conta parte da história da empresa e da evolução dos seus serviços até o período que ele define como "momento mais importante: a nova imagem corporativa da companhia e o início da operação do Boeing 777-300ER na AA".

A águia e as letras AA foram substituídas por uma águia estilizada e a deriva recebeu as cores e desenho da bandeira dos Estados Unidos; o metal polido deu lugar ao cinza e a cheatline vermelha, branca e azul desaparece, exibindo agora a logomarca "American" em tamanho grande.

As primeiras aeronaves com a nova pintura são os dois 777-300ER já recebidos pela empresa e um 737-800 (N908NN), aeronave esta que poderá estar em breve em Manaus operando os voos AA961 e 964. Os spotters brasileiros verão em breve as novas cores pois os 777-300ER devem entrar em operação em 31 de janeiro na rota entre Dallas/Fort Worth e São Paulo/GRU.

A empresa afirma estar inspirada pelo que fez, pela capacidade de conectar seus passageiros com o mundo ao seu redor. À medida que avançam para se tornar uma nova empresa americana. "Estamos avançando com grande propósito e respeito pela nossa história, desafiando-nos a caminhar, para modernizar, inovar e colocá-lo no centro de tudo que fazemos", afirma em seu site oficial.


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Embraer seleciona Pratt & Whitney para motores de E-Jets


Rio de Janeiro/São Paulo - A Embraer deu um importante passo para a implementação da segunda geração dos jatos comerciais E-Jets, com a seleção dos motores da PurePower, da Pratt & Whitney, para os modelos que têm entrada em serviço prevista para 2018.

"A decisão é um marco importante para o programa, que deverá ter seu lançamento oficial este ano", afirmou a companhia, em comunicado nesta terça-feira.

A Pratt & Whitney é uma divisão da United Technologies.
A GE é a fornecedora da atual família de E-Jets, segundo a assessoria de imprensa da Embraer.

A segunda geração de E-Jets complementará uma série de melhorias em curso que atualmente estão sendo implementadas na família existente, com benefícios para seus clientes, informou a Embraer.

Segundo a Embraer, os novos motores possuem evoluções de sistemas que "resultarão em melhorias de dois dígitos no consumo de combustível, custos de manutenção, emissões e ruído externo das aeronaves".

A Bombardier foi a primeira entre as grandes fabricantes a anunciar um avião com promessa de economia significativa de combustível em 2008, com a família CSeries.
Mas o modelo não foi até agora um sucesso de vendas e empresa canadense enfrenta desafios no desenvolvimento do modelo.

A empresa, que está investindo 3,3 bilhões de dólares para desenvolver os jatos C-Series de 110 a 149 passageiros, disse em novembro que o primeiro voo do modelo acontecerá no fim de junho de 2013, ante uma estimativa anterior de que poderia ser realizado até janeiro.

A decisão da Embraer de colocar um novo motor em seus E-Jets, desistindo de partir para o desenvolvimento de uma aeronave maior, ocorreu depois que as gigantes Airbus e Boeing anunciaram em 2011 que iriam remotorizar seus modelos mais vendidos, o A320 e o 737.

Os chamados A320 Neo e o 737 Max, respectivamente, baseados em seus best sellers A320 e 737, também têm promessa de eficiência relevante de consumo de combustível.

A fabricante de jatos confia que parte da recomposição de sua carteira de pedidos em 2013 venha da família remotorizada de seus aviões regionais.


Gol anuncia mudança de horários no aeroporto de Campina Grande


A partir do dia 22 de fevereiro os campinenses que utilizam os serviços da Gol terão os horários de voo modificados. Os novos horários terão as seguintes modificações: o voo que sai de Guarulhos às 19h50, fará escala em Salvador, e chegará em Campina às 00h15. Saindo de Campina, a aeronave decolará às 05h25, com escala em Salvador e chegará a São Paulo às 10h15.

Do Galeão, no Rio, o voo sairá às 13h05 (escala em Salvador) e chegará em Campina às 17h. Com destino ao Rio, o voo sairá de Campina às 17h30 (com escala) e chega às 21h31. Todos os vôos serão diários.

Detalhes dos voos:

G3 1170 | São Paulo (GRU) - Salvador (SSA) | 19:50 - 22:15 
G3 1170 | Salvador (SSA) - Campina Grande (CPV) | 22:55 - 00:15
*Escala em Salvador de 40min | Operado com B737-800

G3 1163 | Campina Grande (CPV) - Salvador (SSA) | 05:25 - 06:45
G3 1163 | Salvador (SSA) -  São Paulo (GRU) | 07:35 - 10:15
*Escala em Salvador de 50min | Operado com B737-800

G3 1966 | Rio de Janeiro (GIG) - Salvador (SSA) | 13:05 - 15:15
G3 1966 | Salvador (SSA) - Campina Grande (CPV) | 15:45 - 17:00
*Escala em Salvador de 30min | Operado com B737-700 

G3 1971 | Campina Grande (CPV) - Salvador (SSA) | 17:30 - 18:50
G3 1971 | Salvador (SSA) - Rio de Janeiro (GIG)  | 19:20 - 21:30
*Escala em Salvador de 30min | Operado com B737-700 

Por: Ligia Coeli - Jornal Correio da Paraíba via Turismo em Foco
*Com informações da Gol Linhas Aéreas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Van capota com piloto e comissários e voo é cancelado no Recife


Cinco funcionários da empresa aérea Trip, entre comissários e um piloto, se envolveram em um acidente no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na manhã desta segunda-feira (7). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, eles estavam em uma van que capotou, por volta das 4h, no cruzamento da Rua Ribeiro de Brito com a Avenida Domingos Ferreira.

Ainda segundo os bombeiros, duas das vítimas foram socorridas ao Hospital da Unimed, na Ilha do Leite, com ferimentos leves, e um foi levado ao Hospital Português, no Paissandu, também com escoriações. Os demais não precisaram de atendimento médico.

A Infraero informou que o voo que seria realizado pelo piloto e comissários era o 5217, com saída prevista do Recife às 5h15. O destino era a cidade de Salvador, com escala em Aracaju. O trajeto aéreo foi cancelado e os passageiros foram remanejados para outros voos.

Em nota, a Trip Linhas Aéreas confirmou o ocorrido com a Van que transportava a tripulação que faria o voo 5217 de Recife com destino a Aracaju e escala em Salvador. A companhia informou ainda que "a tripulação do voo recebeu todos os cuidados médicos e passa bem. Por esta razão, o voo foi cancelado. Os clientes receberam toda a assistência necessária de acordo com a Resolução 141 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e foram reacomodados em outros voos de companhias congêneres".

Cores e significados das luzes de um avião


O sistema externo de iluminação de uma aeronave comercial tem inúmeras funções. É importante para a navegação e a segurança das operações auxiliando os procedimentos de pouso e decolagem e até mesmo em inspeções visuais realizadas em voo de cruzeiro, além de identificar e promover o logotipo da empresa aérea.


Farol (Beacon)

Duas lâmpadas estroboscópicas de alta intensidade com lentes vermelhas são normalmente montadas nas partes superior (teto) e inferior (barriga) da fuselagem. São as luzes anticolisão, que “piscam” em média 60 vezes por minuto. As lâmpadas recebem descargas de tensão de até 500 volts em corrente contínua.


Verificação de asas e motores (Wing and Engine Scan)

Quatro luzes incandescentes, duas de cada lado da fuselagem central, permitem a inspeção noturna em voos dos bordos de ataque das asas e entradas de ar dos motores. São vistas para a verificação de formação de gelo.


Nariz (Nose)

Existem duas lâmpadas incandescentes acomodadas na parte superior do trem de pouso. A de táxi (Taxi) e a take-off light (T.O.). A taxi utilizada exclusivamente para o táxi, tem 450 watts e produz um feixe luminoso com ângulo maior e foco mais próximo . A T.O. , útil principalmente na decolagem, suporta 600 watts e ilumina uma área com ângulo menor e foco mais longo. Após a retração do trem de pouso, as lâmpadas são desligadas automaticamente. Durante o dia, as luzes normalmente permanecem desligadas.


Manobras fora da pista de pouso e decolagem (Runway - turn off)

O trem de pouso dianteiro dos jatos dispõe de outras duas luzes incandescente de 150 watts, ambas voltadas para os lados. Durante a execução de curvas pronunciadas em solo, no trajeto entre a pista e o terminal depassageiros, principalmente à noite, a iluminação lateral promovida pelas lâmpadas runway-turn off melhora a visibilidade dos pilotos. Para proporcionar maior segurança nas manobras, as luzes acompanham o movimento das rodas da aeronave.


Lâmpadas estroboscópicas (Strobe)

Ao lado de cada luz de navegação, na cauda e nas asas, são instaladas lâmpadas estroboscópicas branca de alta intensidade que “piscam” na mesma freqüência das luzes de anticolisão.


Navegação e logotipo (Nav & Logo)

As luzes incandescentes de navegação são utilizadas desde os primórdios da aviação. São uma imitação das primitivas sinalizações marítimas do inicio do século passado. Na extremidade da asa direita há duas lâmpadas verdes e, na extremidade da asa esquerda, duas lâmpadas vermelhas . São 50 watts para cada bulbo. Na extremidade da cauda, os aviões também contam com duas lâmpadas brancas de 25 watts cada. As seis são à base de quartzo. Para iluminar o logotipo da companhia aérea, pintado nas duas faces do leme vertical , existes duas lâmpadas na superfície superior dos estabilizadores horizontais.


Pouso (Land)

Duas luzes incandescentes do tipo quartzo de 600 watts são de extrema importância para o pouso. As lâmpadas ficam sob as asas, imediatamente após os bordos de ataque rente a fuselagem. Auxiliam na fases de aproximação, toque e desaceleração. Normalmente são retráteis.

* Referentes ao Airbus A330

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...