Dos voos cancelados, três são da United Airlines: para as cidades de Newark, Houston e Washington. A American Airlines e a TAM cencelaram dois voos cada: um saindo de São Paulo e outro do Rio, ambos iriam para Nova York. A Delta cancelou um voo que iria para o aeroporto JFK, em Nova York.
A recomendação da Infraero é que os passageiros com voos para os EUA entrem em contato com sua companhia aérea antes de ir para o aeroporto. A Agência Nacional de Aviação Civil publicou comunicado alertando que voos com destino aos EUA podem ter atrasos ou cancelamentos. A previsão era que o furacão chegasse aos EUA entre ontem e hoje.
NOTA ANAC
Em nota, a Anac informou que vai monitorar a assistência dada aos passageiros das empresas que tiverem que cancelar ou alterar o horário de voo para a Costa Leste americana. De acordo com a legislação, em casos de atrasos e cancelamentos, está previsto que as companhias aéreas devem assegurar o direito do passageiro a receber assistência material.
A partir de uma hora de atraso do voo, o passageiro tem direito a comunicação e, se o atraso superar duas horas, ele terá direito a alimentação. Caso o atraso supere quatro horas a companhia deverá providenciar acomodação para os passageiros ou traslado para aqueles que estiverem na localidade de residência. Em casos de voos cancelados, o passageiro pode ser reacomodado em outra aeronave ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem área.
Segundo a Anac, se o passageiro se sentir prejudicado ou tiver seus direitos desrespeitados, ele deverá procurar a empresa aérea para reivindicar seus direitos e, caso o problema persista, ele deverá encaminhar a demanda para a Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.
Os passageiros podem entrar em contato com a Anac pelos site da agência (www.anac.gov.br ) ou pelo telefone 0800 725 4445, que funciona 24 horas por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário