segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Furacão Sandy: 8 voos cancelados no Brasil


Pelo menos oito voos do Brasil para os Estados Unidos foram cancelados ontem à noite por conta da passagem do furacão Sandy na costa leste americana. Seis destes voos sairiam do aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), e dois sairiam do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Dos voos cancelados, três são da United Airlines: para as cidades de Newark, Houston e Washington. A American Airlines e a TAM cencelaram dois voos cada: um saindo de São Paulo e outro do Rio, ambos iriam para Nova York. A Delta cancelou um voo que iria para o aeroporto JFK, em Nova York.

A recomendação da Infraero é que os passageiros com voos para os EUA entrem em contato com sua companhia aérea antes de ir para o aeroporto. A Agência Nacional de Aviação Civil publicou comunicado alertando que voos com destino aos EUA podem ter atrasos ou cancelamentos. A previsão era que o furacão chegasse aos EUA entre ontem e hoje.

NOTA ANAC

Em nota, a Anac informou que vai monitorar a assistência dada aos passageiros das empresas que tiverem que cancelar ou alterar o horário de voo para a Costa Leste americana. De acordo com a legislação, em casos de atrasos e cancelamentos, está previsto que as companhias aéreas devem assegurar o direito do passageiro a receber assistência material.

A partir de uma hora de atraso do voo, o passageiro tem direito a comunicação e, se o atraso superar duas horas, ele terá direito a alimentação. Caso o atraso supere quatro horas a companhia deverá providenciar acomodação para os passageiros ou traslado para aqueles que estiverem na localidade de residência. Em casos de voos cancelados, o passageiro pode ser reacomodado em outra aeronave ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem área.

Segundo a Anac, se o passageiro se sentir prejudicado ou tiver seus direitos desrespeitados, ele deverá procurar a empresa aérea para reivindicar seus direitos e, caso o problema persista, ele deverá encaminhar a demanda para a Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

Os passageiros podem entrar em contato com a Anac pelos site da agência (www.anac.gov.br ) ou pelo telefone 0800 725 4445, que funciona 24 horas por dia.

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